31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPaquetá do Piauí

Prefeitura capacita visitadores para o programa Criança Feliz em Patos do Piauí. Veja fotos!

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de   Assistência Social, realizou nos dias 16 e 17 deste mês de agosto, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma capacitação para os visitadores do Programa Criança Feliz no município.

A capacitação foi ministrada pela assistente social e coordenadora do programa no município, Tânia Regina Leal. O Criança Feliz é um programa do governo federal e foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016 tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância.

A primeira infância é o período que abrange os seis primeiros anos completos, ou seja, os 72 meses de vida da criança. Na Capacitação foi apresentado toda a metodologia e objetivos do Programa, dentre eles:
• Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento
do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
• Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados
perinatais;
• Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das
famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças
na faixa etária de até seis anos de idade;
• Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias
às políticas e serviços públicos de que necessitem;
• Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes,crianças na primeira infância e suas famílias.

 
O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, ou seja, envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais