22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Prefeitura de Barras decretará estado de calamidade devido às fortes chuvas

Divulgação / Secretária Meio Ambiente Barras

A Prefeitura de Barras (distante 128 km de Teresina) publicará, nesta segunda (21/03), um decreto determinando estado de calamidade. A medida foi tomada devido às fortes chuvas e a cheia do rio Marathaoan, que se encontra em cota de alerta na cidade e ameaçando a população ribeirinha.

“Choveu muito na quarta e quinta-feira. O rio subiu quase 1 metro e muitas casas ficaram ilhadas. O prefeito mobilizou todo mundo e nos preparamos para situações emergenciais. Esses dias choveu pouco e o rio secou alguns centímetros, mas ainda estamos em alerta”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ananias Pigmeu.

Cidadeverde.com teve acesso a fotos e vídeo que mostram casas e terrenos de comunidades ribeirinhas invadidos pelas águas do rio Marathaoan durante as chuvas de quarta (15).

Cota de alerta

O nível do rio Marathaoan está na cota 3,92 metros e deve ter pequena redução nas próximas 8 horas, segundo boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba às 22h desta sexta-feira (17). A previsão é que o rio continue em cota de alerta e 31 cm abaixo da cota de inundação.

“Segunda vamos alugar uma casa para montar o gabinete de crise, para que a gente não seja pego de surpresa. Nenhum morador ribeirinho deixou sua casa até o momento. Eles são relutantes. Mesmo com a água se aproximando, não querem deixar suas residências. Cinco casas ficaram ilhadas até o momento”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente.

Fonte: Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais