23.3 C
Piauí
6 de dezembro de 2022
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura de Bela Vista do Piauí promove VII Semana do Bebê com ensaio fotográfico e palestras

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Piauí, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realizaram, nos dias 22 a 26, a VII Semana do Bebê, com diversas atividades para as famílias do município, incluindo palestras, mesas redondas e oficinas.

O evento de abertura contou com a presença do Prefeito Francisco de Sousa Neto; o vice-prefeito Gilvan Tolentino; a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, prof.ª Eliane Tolentino; o Secretário de Educação, Francisco Sidney Mauriz; equipes da Saúde e famílias e gestantes do Programa Criança Feliz, e a jovem Nialy Marques, representando o NUCA.

O Prefeito Francisco de Sousa Neto falou sobre a importância da primeira infância e de seu compromisso com as ações que visam melhorar a vida das crianças. Gilvan Tolentino, vice-prefeito, destacou a necessidade do diálogo e dos vínculos que precisam ser criados dentro da família.

A Prof.ª Eliane Tolentino ressaltou que “O Desenvolvimento na Primeira Infância é um dever de todos”, frisando sobre a intersetorialidade do momento atual. Já o secretário de Educação reafirmou seu compromisso e dedicação na pasta nesta etapa.

Durante a solenidade, Emili Vitória Coelho Tolentino declamou o poema “Um bebê gosta…”. em seguida, Yasmin Tolentino Coelho e seu pai, o secretário de Obras Chagas Barbosa Coelho, cantaram a música “Trem Bala” (Ana Vilela).

No decorrer da semana, os temas “Disciplina não violenta”, “Cuidados responsivos como instrumentos de prevenção e combate na primeira infância” e “Parentalidade positiva e fortalecimento de vínculos” foram debatidos em rodas de conversa, os quais foram conduzidos pela Assistente Social Ana Isabel Moura Luz e pelo Enfermeiro e coordenador de UBS, Edgar de Sousa Barbosa.

A palestra sobre aleitamento materno, cujo título foi “O desenvolvimento do bebê na gestação nos primeiros anos de vida e a identificação de atraso no desenvolvimento”, foi ministrada pela Enfermeira Ítala de Sousa Damasceno.

A médica Priscila Isabelita Veloso da Silva ministrou aos participantes a palestra “Parto, violência obstétrica e identificação de doenças raras e deficiências no bebê”.

As gestantes do município participaram ainda de uma oficina de MDF e biscuit, ministrada por Ediusa de Sousa Santos, onde foram confeccionados kits de higiene personalizados para os bebês. A Assistente Social Gabriela Costa enfatizou a importância do momento de confecção dos kits.

As gestantes e lactantes participaram também de um momento importante: um ensaio fotográfico feito pelo fotógrafo Edivá Marques, com apoio da técnica administrativa Islane Tolentino de Assis, e da enfermeira Ítala Damasceno.

As crianças da Creche Professora Osória Liberalina também participaram da VII Semana do bebê de Bela Vista do Piauí, com acompanhamento e participação da equipe do Programa Criança Feliz, juntamente com as docentes, em que foi trabalhado o Projeto Alimentação Saudável, cujo tema foi “Brincando com os alimentos”, onde foram desenvolvidas atividades para o público da educação Infantil.

Para encerrar a semana de atividades, a solenidade de encerramento contou com a explanação das ações das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação; exposição de vídeo, mostrando o depoimento da lactante Vanderli de Sousa Reis, acompanhada pelo Programa Criança Feliz, em que falou sobre as vantagens do referido programa e do aleitamento materno para o desenvolvimento de seu bebê.

Logo após, o Secretário Municipal de Saúde, Edigar de Sousa Tolentino, falou sobre a importância do Aleitamento Materno e seus benefícios para o desenvolvimento do ser humano. O evento foi encerrado com a entrega dos kits de higiene e dos enxovais para as gestantes, totalizando 21 mães acompanhadas e beneficiadas pelo Programa Criança Feliz.

Durante todo os dias os participantes participaram de Coffes Breaks.

Confira as fotos da VII Semana do Bebê de Bela Vista do Piauí:

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais