33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura de Betânia alerta para combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, esta sendo marcado por diversas mobilizações em vários municípios do interior do Piauí. Agora foi a vez do município de Betânia do Piauí, fazer bonito em prol ao combate sexual contra as crianças. 

O evento foi realizado na manha deste sábado (19), onde teve uma concentração no CRAS da cidade.  Inicialmente foi servido um café da manha para os integrantes da equipe mobilizadora, logo em seguida, saiu percorrendo as principais ruas da cidade até chegar à praça.

Foram realizadas blitz no local, passando orientações e uma apresentação retratando o tema, logo depois foi distribuídos panfletos e adesivos. A vice-prefeita de Betânia do Piauí, Luzinete Francisca, frisa a importância dessa data para toda população. “Esse dia é importante para todos nos, pais de família, saber prevenir, saber com quem nossos filhos andam. Essas entidades que foram representadas ai, não são responsáveis sozinhos pelos nossos filhos, nos pais devem fazer toda orientação”, ressalta Luzinete Francisca.

Uma mobilização dessa não se faz sozinho, com isso, a prefeitura municipal contou com a participação das secretarias municipais de educação, assistente social e o conselho tutelar do município.

Segundo a secretaria da assistência social, Francilandia Coelho, essa mobilização tem como objetivo mostrar que essa realidade ainda existe nas cidades interioranas, pois em algumas cidades pequenas, não se ouve falar muito em abusos, mas de acordo com ela, isso ainda acontece. “Hoje em dia, não se ouve falar muito em abuso sexual com crianças e adolescentes, em cidades pequenas, são muito mais difíceis, mas isso ainda acontece, é muito”, afirma Francilandia Coelho.

Educação não pode faltar nessa mobilização, o secretario municipal da pasta, Maximiano Rodrigues, participou da mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Apesar, da gente viver em uma cidade pequena, não podemos achar que situações como estas que aconteceu com criança ha anos atrás, em nosso meio, não aconteça agora. Ou seja, cabe a nos também fazer a nossa parte, pois se a gente unir as nossas forças, vamos resolver esse problema”, explica Maximiano Rodrigues.  

A mobilização teve uma avaliação positivas da equipe que participou direto e indiretamente.

Abuso x exploração

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico. 

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual. 

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor. 

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100. 

Veja fotos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais