30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
Betânia do PiauíEducaçãoGeralPiauí

Prefeitura de Betânia premia alunos vencedores de concurso de leitura com viagem a Fortaleza

Com o objetivo de incentivar o aluno para a leitura e a produção de texto por meio dos gêneros textuais, utilizando material e estratégias que favorecesse a participação e a compreensão no processo de ensino aprendizagem, de forma que viesse a contribuir para o desenvolvimento das competências linguística e discursiva do aluno, a Prefeitura de Betânia do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no ano de 2017, o primeiro concurso de produção de gêneros textuais com alunos matriculados na rede municipal, do 1º ao 9º ano. O concurso foi organizado em nove categorias com o tema: “A história e a Cultura Afro-Brasileira”.

O projeto foi um meio de introduzir uma cultura escolar cotidiana de reconhecimento dos valores civilizatórios desses grupos étnico-raciais, pois reconhecer exige também estudar, valorizar, divulgar e respeitar as pessoas. Visando assim uma educação geradora de cidadania para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Contextualizar as produções dos textos com esta temática foi forma de introduzir uma cultura escolar cotidiana de reconhecimento dos valores civilizatórios desses grupos étnico-raciais, pois reconhecer exige também estudar, valorizar, divulgar e respeitar as pessoas. Visando assim uma educação geradora de cidadania para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

A viagem ocorreu nos dias 21 e 22 de abril

O coordenador pedagógico da zona rural, Clécio Macedo, agradeceu a todos que participaram e colaboraram com o projeto. “A gratidão é um sentimento de reconhecimento para agradecer as boas ações daqueles que contribuíram com um projeto tão significativo para escolas do nosso município”, disse.

Clécio agradeceu ao prefeito municipal Fábio Macedo e primeira dama Taciana, por total apoio e patrocínio da premiação de incentivo aos alunos para participação no concurso, ao secretário de educação Maximiano por sua contribuição e assistência nas atividades desenvolvidas, a todos os diretores e coordenadores das escolas pela parceria e apoio, aos professores que participaram das atividades do projeto e também aqueles que desenvolveram a sequência didática incentivando os alunos a participar do concurso.

O coordenador pedagógico da zona rural Clécio Macedo enfatizou que foram meses de atividades desenvolvidas por meio de oficinas de leitura e produção de texto, visitas as comunidades quilombolas, pesquisas e apresentações. “Acredito que o projeto foi uma ferramenta para uma mudança de mentalidade e de ações, que servirá para ressignificação da história e da cultura Afro-brasileira”, disse.

Clécio destacou que as atividades desenvolvidas contribuíram para uma reflexão e valorização desses grupos étnico-raciais; para que assim possam criar espaço de produção e disseminação de conhecimentos que colaboram para a formação de uma sociedade mais justa e democrática. 

PREMIAÇÃO:

Foram premiados nove alunos, sendo um por categoria.

Do 1º ao 4º ano – R$ 200,00 reais para os vencedores de cada ano série/ano.

Do 5º ao 9º ano uma viagem para Fortaleza com os vencedores da cada ano série/ano.

O coordenador pedagógico da zona rural frisou ainda, que os alunos vencedores por meio de suas produções tiveram a oportunidade de conhecer um lugar diferente por meio dos seus próprios méritos. “Se não fosse por meio dessa iniciativa muitos deles não teriam condição fazer uma viagem a Fortaleza” disse Clécio.

Visando valorizar o trabalho dos educadores foram também premiados com a viagem professores, diretores e coordenadores das escolas que tiveram alunos vencedores em algumas das categorias. Sendo uma forma de reconhecer o empenho de todos no desenvolvimento das sequências didáticas; motivando e orientando os alunos a produzir seus textos.

No Facebook o prefeito Fábio Macedo postou seus agradecimentos a todos os envolvidos no projeto. “Os alunos ganhadores do quinto ao nono ano e também os professores que os orientaram foram premiados pela prefeitura municipal com uma viagem à Fortaleza. Também realizamos o projeto com os alunos do primeiro ao quarto ano, mas como ainda são muito novos para viajar, substituímos a viagem por uma premiação em dinheiro”, postou o prefeito.

Prefeito Fábio Macedo ao lado da primeira dama Taciana.

Fábio afirmou que tudo isso é para incentivar ainda mais os alunos e professores do município a pratica da leitura e produção textual. “Deixo aqui meu agradecimento aos professores, coordenadores, diretores e a secretaria municipal de educação por se empenharem tanto para a efetivação do projeto”, pontuou o prefeito.

Veja fotos!

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais