24.8 C
Piauí
6 de dezembro de 2022
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura de Caridade do Piauí realiza culminância da campanha Agosto Dourado

A Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, através das secretarias de Saúde e Assistência Social e da Comissão do Selo Unicef, realizou, nesta quarta-feira (22), no Mercado Público Municipal Aristeu Nelson Rodrigues, o “Dia D” em alusão ao Agosto Dourado e Primeira Infância, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação.

Com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, o evento teve a participação de gestantes, puérperas e nutrizes, além de profissionais da Saúde e da Assistência Social.

Em sua fala, o coordenador do CRAS, Valdey Carvalho, destacou a importância de se trabalhar a campanha, mesmo fora de época. Frisou que a gestão municipal é sempre preocupada em desenvolver ações que sejam importantes para a população.

A nutricionista Ana Ioneide realizou uma roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno.

“O agosto dourado é o mês que remete à importância da amamentação. Amamentação é muito mais apenas que amamentar uma criança. O aleitamento materno é o alimento mais completo que você pode oferecer a uma criança, pois ele já vem na quantidade adequada de carboidratos, açúcares, gordura, vitaminas e minerais, ou seja, tudo o que o bebê vai precisar para crescer de forma adequada. Além dele ser adequado nutricionalmente, com todos os nutrientes que a criança precisa, ele também fornece a imunidade que o bebê precisa. Ele tem anticorpos que vão ajudar a imunidade do bebê para que ele não desenvolva alguma alergia ou intolerância”, destacou a nutricionista.

A enfermeira Ceilla Karina também palestrou sobre os “Desafios e superações de amamentar”.

“Sabemos que é o alimento ideal para o bebê. Os benefícios do materno e os desafios que podem surgir com a amamentação são temas que aleitamento precisam ser discutidos. Nós sabemos que os benefícios são enormes, mas que podem também surgir os desafios. Falamos sobre a questão da posição correta da mama, das dificuldades que a mãe pode encontrar com amamentação. Enfim, dificuldades e outros problemas que podem vir a surgir. É um momento de conversa e de troca de experiências onde a gente não pode só passar as informações, mas também tentar fortalecer a importância dessa amamentação”, disse a enfermeira.

Leocádio Alves Bento, Secretário de Assistência Social, agradeceu o apoio do prefeito Toninho de Caridade.

“Só quem tem a ganhar é o município, são as mães com esse trabalho. A gente tem uma parceria com todas as secretarias e isso é importante. Temos uma grande parceria com o prefeito Toninho. Se não fosse ele, a gente não estaria fazendo esse trabalho bem organizado. O prefeito é um gestor que sempre passa aos secretários a preocupação de que tudo quanto a gente se propuser a fazer, que seja em benefício da população, com igualdade para todos”, afirmou.

Ao fim do evento, os participantes compartilharam de um momento de confraternização onde foi servido um lanche e entregue lembrancinhas para as gestantes, puérperas e nutrizes.

VEJA FOTOS!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais