24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Prefeitura de Curral Novo do Piauí realiza a V Conferência Municipal de Educação

“Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”. Esse foi tema principal escolhido para a realização da “V Conferência Municipal de Educação”, na cidade de Curral Novo do Piauí.  O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, na Unidade Escolar José Cícero de Morais e foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Educação.  

A Conferência Municipal de Educação é um processo de planejamento participativo que, através da análise do contexto social, busca estabelecer metas baseadas nas demandas apresentadas pela população para a educação.

O evento contou com a participação de autoridades municipais e sociedade civil, o prefeito Abel Francisco de Oliveira Júnior, o Júnior de Abel, os vereadores, Augusto Ângelo, João Mamédio e Joséfa Nascimento, a secretária de Educação, Erasma Alves, secretária de Saúde, Vanderlucia Lira, secretária de Assistência Social, Nalva Macêdo, o presidente do Sindicato dos Servidores Público, Manoel Ângelo, entre outros.

Após o credenciamento dos participantes, a abertura do evento foi realizada pela professora Vanilda Feitosa, que conduziu a composição da mesa e, em seguida, foi executado o Hino Nacional e apresentação cultural com a banda “Aron” da igreja Assembleia de Deus da cidade.

Ainda na solenidade de abertura, o prefeito, Júnior de Abel, cumprimentou os presentes e em uma breve fala parabenizou a realização da conferência e afirmou o apoio para a categoria, destacando que o município apoia o aumento do piso salarial para os professores.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, a professora Erineide Lima, ministrou uma palestra sobre o tema central da conferência “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, abordando também sobre a finalidade do CONAE 22 e o Sistema Nacional de Educação (SNE).

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para discutir os eixos temáticos: O PNE 2024-2034 avaliação das diretrizes e metas; uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Após o debate dos grupos, foi servido o almoço, em seguida, apresentação das propostas de cada equipe para a plenária, no qual foram aprovados e escolhidos os delegados que irão representar o município na etapa estadual da Conferência de Educação. Foram eleitos como delegados: Maria Anizeth de Macêdo Borges e Manoel Ângelo de Morais Reis.

A secretária de Educação, Erasma Alves, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância da conferência para a Educação do município de Curral Novo do Piauí. 

“O plano rege a educação no município, por isso, a colaboração de tantas pessoas é de extrema importância para a nossa cidade. Sabemos quantas coisas conquistamos, graças a essa democratização da educação, como o piso salarial, a descentralização da educação, o acesso a uma educação inclusiva, as formações continuadas para os profissionais da educação, melhoria nas estruturas das escolas, entre outras”, comenta.

A secretária finalizou pedindo sabedoria a Deus para todos que fazem a educação brasileira, em especial a educação da cidade de Curral Novo.

Por Álisson Carvalho / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais