24.2 C
Piauí
25 de junho de 2022
Cidades em Foco
Destaque

Prefeitura de Curral Novo investe em estradas, barragem, UBS, praça e academia de saúde na zona rural

"Curral Novo de Volta ao Desenvolvimento". Fotos: Cidades em Foco!

A zona rural do município de Curral Novo do Piauí vive uma nova realidade com a realização de importantes obras como praça pública, posto de saúde, academia de saúde, calçamento, terraplanagem de estradas vicinais, piçarramento de 6km de estrada intrafegável no período de inverno, dentre outras ações.

São ações fruto do empenho da “Administração Curral Novo de Volta ao Desenvolvimento” que tem à frente o jovem prefeito Junior de Abel e promove uma gestão voltada para o desenvolvimento de todo o território do município de Curral Novo do Piauí.

Após concluir a terraplanagem das estradas vicinais, o Governo Municipal com recursos próprios deu início a obra de piçarramento de uma estrada rural com extensão de 6 quilômetros com início na localidade Carneiro e termino na comunidade Canto Alegre, zona rural do município.

A obra possui uma extensão de 6 quilômetros com 4 metros de largura e 0,20 de espessura. Será feito alguns bueiros duplo e simples para facilitar a drenagem das águas fluviais, evitando erosões e acúmulo de água ao longo do trecho da estrada. A obra deve ser concluída até o dia 25 de julho.

Com recursos próprios, a gestão realiza a importante obra de construção da Barragem de Piranhas, situado no Riacho Mulungu, zona rural. “Aquela região é um lugar muito seco. Ali era uma barragem quebrada da época que aqui era município de Simões, a gente fez a promessa e agora estamos fazendo a obra com recursos próprios”, comenta o prefeito.

Localizada no Sítio Piranhas, a barragem possuí uma extensão de 90 metros de parede com revestimento no montante de pedra arrumada. Possui ainda um sangradouro de pedra com extensão de 4 metros e sua jusante possui um dissipador para quebrar a energia das águas acumuladas no reservatório que beneficiará a população daquela região.

A população que reside na comunidade Caititú receberá uma grande obra que facilitará o acesso à saúde naquela região. Isso porque o Governo Municipal realiza atualmente a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade e, em breve, a obra deve ser concluída e entregue a população da região.“Lá não tinha posto de saúde e agora estamos fazendo essa UBS com recursos próprios”, relata o prefeito.

Localizado a cerca de 35 km da cidade, o povoado Baixio dos Belos vive uma grande transformação proporcionada por importantes obras na gestão atual. São obras de pavimentação, reforma de UBS, reforma e ampliação de escola, construção de praça pública e academia de saúde que beneficiará em torno de 300 famílias daquela região.

“Não tinha calçamento, nós fizemos, tinha a UBS, mas estava defasada, o colégio era pequeno, a gente reformou e ampliou, agora fizemos a praça e academia de saúde. O que a gente prometeu, a gente está cumprindo”, explica Junior de Abel, acrescentando que fará licitação para construção de quatro quadras na zona rural do município.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais