24.8 C
Piauí
6 de dezembro de 2022
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura de Curral Novo realiza desfile cívico em alusão ao Dia da Independência; veja fotos

A Prefeitura Municipal de Curral Novo do Piauí, através das Secretárias Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social, promoveu, na tarde desta quarta-feira (7), o tradicional Desfile Cívico em alusão ao Dia da independência do Brasil. O momento aconteceu na Avenida Boa Esperança, no centro de Curral Novo.

Com a presença de todas as autoridades do município, o Prefeito Júnior de Abel parabenizou toda a comissão organizadora do evento, diretoras das escolas do estado e do município, Secretaria De Educação em parceria com Assistência Social, Secretaria De Finanças e Secretaria de Saúde. O gestor deixou o convite para a cavalgada, dia 24, na abertura dos festejos do padroeiro São Francisco.

“Pra nós é de grande importância o desfile e uma satisfação estar fazendo hoje essa passeata em comemoração. Demonstra o desenvolvimento das escolas dos municípios e do Estado. É uma satisfação muito grande ver hoje as apresentações, mostrando o desenvolvimento de Curral Novo a partir de quando éramos filhos de Simões e saímos para nossa emancipação” afirmou.

A Secretária de Educação, Erasma Alves, afirmou que é dever da escola trazer a memória da data e relembrar a importância para todos os cidadãos.

“O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história. A escola teve compromisso de levar para a população curralnovense a origem e a pré-história de Curral Novo do Piauí. Todas as escolas, pais de alunos e alunos estão de parabéns”, destacou.

Sob o tema “A origem de Curral Novo do Piauí, nossa memória e nossa história: conhecer para não esquecer”, o evento iniciou com apresentações de blocos da Unidade Escolar José de Morais e buscou trazer a interação e o conhecimento histórico da cidade.

A professora, Maria Dasdores Félix, reafirmou a importância do desfile para a cultura local. Para a profissional, trata-se de um momento oportuno para demonstrar o desenvolvimento da cidade. “Sete de setembro é um evento físico patriótico e envolve toda a comunidade. A escola tem a honra e orgulho de apresentar temas relacionados ao desenvolvimento do município desde o período de povoado até o período atual. Nós, com muito prazer, viemos relembrar a comunidade a história de Curral Novo e trazer os avanços que aconteceram durante esse período”, frisou.

O primeiro bloco, da comissão de frente, foi composta pelo brasão, porta-bandeiras, standart 7 de setembro e a faixa temática “Curral Novo do Piauí no bicentenário da Independência: crescimento e desenvolvimento”. A cerimônia também teve apresentações da banda fanfarra Império de Paulistana. Aluna e integrante da Fanfarra UESFA, Edna Sousa, agradeceu a oportunidade de estar presente.

“É muito importante porque hoje é um dia único, muita gente está envolvida. Um privilégio poder estar participando mais um ano da passeata de sete juramentos com a banda e a fanfarra da UESFA. Queria agradecer aos professores, a direção, as secretárias, ao Prefeito e todo o pessoal que se envolveu pra que esse dia acontecesse”, disse.

Comemorando o bicentenário da Independência, a U.E. São Francisco de Assis finalizou trazendo para avenida apresentações alusivas ao crescimento e desenvolvimento do município após emancipação política, apresentando pequenas mostras dos campos político, saúde, educação, esporte, religiosidade, agricultura, cultura e economia.

Veja fotos 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais