A Prefeitura Municipal de Floresta do Piauí, através da Secretaria de Educação, em parceria com às Escolas da rede municipal, promoveu durante de 15 a 19 de maio, a Semana da Família, que faz parte de um conjunto de ações da do Projeto: Família e Escola – Responsabilidades Compartilhadas em Prol de uma Educação de Qualidade.
O projeto idealizado pela Secretária de Educação, Albertina Araújo Santana, visa a natureza contínua de parcerias intersetoriais e outras instituições que juntos à educação prestam assistência e apoio às famílias dos estudantes. Além disso, o projeto tem como objetivo também aproximar escola e famílias, estreitando os laços, a fim de que juntas, possam se apoiar mutuamente em benefício dos estudantes para seu desenvolvimento integral.
A Semana da Família foi promovida com sucesso em todas as Escolas da Rede. Onde foi trabalhado a temática “Família”, focada na importância desta para formação humana de todas as pessoas. O trabalho teve como público alvo os estudantes e seus familiares.
Para os pais foram promovidas palestras com as temáticas: Competências Socioemocionais Para Pais na Educação dos Filhos, conduzida pela Psicóloga da Educação, Viviane Pinheiro. Violência Intra e Extrafamiliar foi abordado pela a Psicóloga da Assistência Social, Fabiana Rodrigues, o tema Família – Relacionamento Pais e Filhos e a Educação da Fé, pelo Pastor Edimar Figueredo.
Os estudantes também foram comtemplados com palestras, roda de conversa e uma diversidade de atividades, que proporcionou a reflexão sobre a importância da família, princípios e valores que são essenciais para a construção de um presente e um futuro mais significativo e feliz para todos.
A Secretária de Educação, Albertina Araújo, avalia que a Semana da Família foi um sucesso. “Os profissionais da educação abraçaram o projeto e junto com eles foi elaborada a proposta na qual sentimos a necessidade de incluir também outros profissionais para que pudéssemos fazer um trabalho para atender as necessidades observadas e que possa impactar de forma positiva as famílias, e consequentemente a escola. Atualmente vivemos em uma sociedade adoecida, e o processo educacional tem se tornado difícil. A educação que precisa acontecer no seio da família está se perdendo e a escola por se só já não consegue suprir essa necessidade e fazer o seu papel. Sentimos a necessidade urgente de uma intervenção para orientar as famílias sobre como lidar com a educação dos filhos e como protegê-los dos riscos que a sociedade e o meio em que eles estão inseridos, inclusive digital, propõe. Acredito que assim, podemos fazer a diferença na vida de muitas famílias e o reflexo positivo poderá chegar aos resultados almejados pela a educação, uma vez que o sucesso da aprendizagem depende de vários fatores, inclusive relacionados ao quer construído no ambiente familiar e social” afirmou a Secretária.
A Semana da Família contou com a participação do Conselho Tutelar, de lideranças e representações religiosas no trabalho com os estudantes e com as famílias como: o Padre Francisco Barbosa; Pastor Edimar Figueredo; Pastor Thiago; e Diácono Antônio Emanuel, além da participação ativa e apoio de todos que se propuseram a realizar o projeto.
O projeto teve também contou com o apoio da Câmara de Vereadores, e tem como grande incentivador, o Prefeito Milton Rodrigues, que junto ao Vice-prefeito Filim, vem fazendo uma administração eficiente tendo a educação como uma das prioridades.













































































