25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPatos do Piauí

Prefeitura de Patos do Piauí retorna tradição de desfile cívico após 11 anos; veja fotos

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação realizou, no sete de setembro, o tradicional desfile cívico do município. O evento realizado nas ruas da cidade reuniu representantes municipais, escolas, profissionais da educação e os populares.

O Prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto, reafirmou o apoio da gestão com a realização o evento de independência do Brasil e de Patos do Piauí após 11 anos sem. O desfile teve a participação de ex-professoras do gestor, como Dona Teresinha e Maria dos Humildes, mas também com as ausências de Celinha e Dolores, que faleceram, e Dona Zélia, que ficou em casa por problemas de saúde e não pôde estar presente. Joaquim ficou muito emocionado ao comentar sobre elas.

“Eu recordo muitas coisas boas de minhas professoras. Naquela época, com Dona Teresinha, o nosso divertimento era o banho que se chamava piquenique. Aquele tempo era difícil, não tinha energia não tinha televisão. Agradeço muito a elas que levaram esse saber”, afirmou Joaquim Neto.

O gestor ainda comentou sobre a felicidade de receber o convite para o desfile, algo que ele não fazia desde a época de escola. “Uma das coisas importantes que achei foi a nossa secretária me convidar para esse desfile. Eu fiz esse desafio, trabalhei junto pela manhã. Não sei se desfilei, meu desfile foi na época que estudava, mas eu acho que demonstrei a minha fidelidade a minha terra, a nossa educação, e a nossa pátria”, frisou Joaquim.

A Presidente da Câmara dos Vereadores, Taninha, afirmou estar muito feliz com a realização do desfile, já que a data foi comemorada pela última vez em 2011, quando a presidente ainda estava à frente da Secretaria Municipal De Educação. “Para nós, patoenses, é de grande importância essa data ser comemorada. Como diz o hino de Patos: somos um pedacinho de Brasil, um pedacinho onde aqui somos felizes, onde aqui temos paz. Aqui que nós podemos viver com tranquilidade e felicidade”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Sueli Carvalho, agradeceu a organização das escolas e da comunidade em geral para promover o evento e relatou o preparo de meses para que o desfile ocorresse como esperado. Para a representante, o ato é uma forma de mostrar importância para as gerações atuais e futuras.

“Nós resgatamos esse desfile cívico aqui em Patos do Piauí para que as nossas gerações pudessem participar e entender na prática a história do Brasil desde o princípio. Como nós sabemos, o Brasil completa 200 anos da independência e as escolas abraçaram esta causa. Nós, da Secretaria De Educação, ficamos bastante lisonjeados e felizes com a participação de todos”, destacou.

O desfile

A programação teve início às 5h30, com a Alvorada Festiva, realizada por meio do CRAS, e apresentação da Banda Marcial Teresinha Dias. O pontapé inicial foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social de Patos.

Na sequência, a equipe da Assistência Social e a Banda seguiram marchando ao encontro das escolas. Às 7h, o desfile passou pela sede da cidade, onde não ocorria há 11 anos.

O tradicional desfile também retornou ao Povoado Cajueiro, onde não acontecia desde o início da pandemia. No entanto, a população e as escolas não deixaram a tradição morrer.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais