22.2 C
Piauí
2 de julho de 2020
Cidades em Foco
Geral Patos do Piauí

Prefeitura de Patos intensifica testagem de profissionais da linha de frente ao covid

Diante do enfrentamento a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde,  vem desde o mês de março, desenvolvendo diversas ações e adotando todas medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos competentes, buscando conciliar as ações de saúde tanto no combate a disseminação da Covid 19 como para os demais agravos, respondendo às situações de saúde já existentes e as que vão surgindo no dia a dia.

Dentre as ações desenvolvidas a prefeitura de Patos do Piauí adquiriu testes rápidos para somar aos que o município recebeu do governo  e em conjunto com a Secretaria de Saúde estão priorizando a realização de testes rápidos aos profissionais que trabalham diariamente no enfrentamento ao coronavírus.

Segundo a secretaria de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha como é conhecida, a aplicação de testes rápidos aos profissionais que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes, gera segurança e transparência tanto para a população quanto para os próprios profissionais.

“Os Testes Rápidos Sorológico para detecção do novo coronavírus (COVID-19) estão sendo realizados nos Servidores Públicos Municipais e terceirizados que estejam desenvolvendo as suas atividades de forma presencial e usuários do Sistema Único Municipal de Saúde, seguindo os seguintes critérios:
– Profissionais de Saúde;
– Profissionais de Segurança Pública;

– Demais Servidores Públicos Municipais e terceirizados cujas atividades sejam consideradas essenciais;
– Pacientes enquadrados nas normas técnicas emitidas pelos órgãos estaduais e federais;

– Pessoas oriundas de regiões endêmicas e que mantiveram contato direto com paciente que tenha testado positivo para a COVID-19.”

Até o momento foram testados: 10 ACS, 06 ACE, 06 enfermeiros, 01 medica, 14 técnicos de enfermagem, 7 motoristas,  15 profissionais (atendentes, serviços gerais, vigias), 4 Profissionais da segurança (PM), 14 pessoas oriundas de locais endêmicos e 02 pacientes que se enquadraram nas normas técnicas. Totalizando 79 testes realizados  e todos com resultado negativo.

As equipes estão realizando ações de busca ativa de casos de pacientes com síndrome gripal e de pessoas que estão vindo de outras cidades , notificando (isolamento domiciliar 14 dias), orientando e monitorando para detecção de possíveis casos que venham a ser confirmados ou descartados através da realização dos testes rápidos.

Estamos trabalhando, de forma continua, todas as ações e recomendações de segurança, lembrando sempre da importância do isolamento social, do uso de máscara, da higienização das mãos, das regras de distanciamento e com a observação de todos esses cuidados,  até o momento, graças a Deus, não houve no nosso município casos confirmados. Contando com a colaboração da população e confiando em Deus, esperamos não contabilizar nenhum caso.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais