22 C
Piauí
4 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Educação Geral Picos

Prefeitura de Picos lança Programa Educação e Família

A Prefeitura Municipal de Picos por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou na manhã de hoje, 22, o Programa Educação e Família: Construindo saberes. O programa vem sendo preparado pelos coordenadores e pela secretaria desde abril, quando o mundo foi pego de surpresa pela pandemia do Novo Corona Vírus.

O programa é o plano de ação com as diretrizes para interações pedagógicas ministradas remotamente e de assistência aos alunos durante o período que suspende as atividades escolares presenciais.

Entre os principais objetivos do programa estão: Guiar os processos de aprendizagem durante o processo de isolamento social e definir os materiais e metodologias de atendimento aos alunos e familiares ou responsáveis.

A pedido do Secretário de Educação, João de Deus, as coordenações se reuniram para construir um plano de contingência baseado no momento, onde fosse possível dar continuidade ao processo de ensino nas escolas. No dia 02 de julho a secretaria ofertou, para todos os professores da rede, uma formação ministrada pela Assessora Pedagógica da Editora Moderna, Ana Carolina Fernandes. O encontro se deu por meio de uma plataforma virtual, e teve como tema “O olhar do professor mediante as aulas remotas: Do planejamento à ação”. Uma outra formação está sendo realizada com 18 docentes, e ministrada pela professora, Rizalva Cardoso direto de Brasília. A professora está dando assessoramento e direcionamento na construção desse projeto.

A formação serviu para as escolas juntamente com a secretaria firmarem um compromisso na manutenção do vínculo com o aluno, propondo atividades educacionais variadas durante todo esse período de suspensão das aulas.

Para o secretário a ideia é manter viva o diálogo e a interação entre secretaria e família. “Tivemos que nos adaptar ao que podemos chamar de novo normal. E isso foi fundamental no processo de conclusão desse programa. Esse elo, família e escola deve estar cada vez mais presente, pois nesse tempo de distanciamento a família representa um espaço significativo de aprendizagens”. Lembrou João de Deus

Na organização das atividades não presencias as unidades escolares vão priorizar a distribuição dos cadernos de atividades que serão entregues aos alunos da rede municipal e aulas gravadas pelos professores formadores no you tube. Ao todo 18 professores, sendo 9 de leitura e letramento e 9 de resolução de problemas, vão gravar as atividades que serão lançadas no canal. Além dos cadernos e do canal, os alunos vão ser distribuídos em salas virtuais com um professor mediador e um articulador para a interação com os alunos.

Para o Prefeito de Picos, Padre Walmir a iniciativa é válida e desafiadora. “Eu fiquei muito feliz, porque senti o envolvimento de todos os responsáveis para elaboração desse projeto. O momento é de incertezas mesmo assim não paramos, fizemos formações e preparamos as equipes e o projeto estão aí pronto para sair do papel”. Ressaltou o prefeito.

O lançamento do programa aconteceu na sede da secretaria, adotando todas as medidas de segurança cabíveis que são exigidas pela OMS. As aulas não presenciais estão previstas para acontecer no início do mês de agosto.

Por Gilciene Monteiro / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais