26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Prefeitura de Queimada Nova realiza ação de prevenção ao suicídio no “Setembro Amarelo”

Fotos: Idealize Marketing e Secretaria de Saúde!

“Falar é a Melhor Solução”. Este é o tema central das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Queimada Nova na campanha “Setembro Amarelo”, direcionada à prevenção ao suicídio. Na noite da terça-feira (20/09), foi realizado no Espaço Multieventos o Seminário de Valorização da Vida, com o intuito de alcançar vários funcionários do setor público do município com conscientização sobre o assunto.

A Secretaria Municipal de Saúde estruturou a programação do Setembro Amarelo por meio da Coordenação da Atenção Básica e demais Secretarias do município.

Nazaré Coelho, destaca que o trabalho com foco em saúde mental é constante e visa a cumprir encaminhamentos do Ministério da Saúde. Para setembro, com a campanha, a estruturação da ação, segundo ela foi em conjunto com toda a rede, buscando impactar com uma ação diferenciada.

“O intuito é o debate com a sociedade, esclarecimentos sobre a saúde mental, os cuidados, a prevenção. Os dados atuais mostram que a prática cresce entre jovens e o assunto que ainda conta com grande tabu precisa de atenção”, disse.

O evento contou com a participação de Sander Queiroz – Psicólogo do CAPS AD e da 17 GRE e de Rodrigo Oliveira – Pastor da Igreja Verbo da Vida. Com momentos de louvor e palestra com o tema “Valorização da vida: formas de prevenção e posvenção do suicídio”.

Estiveram presentes no evento, Gilmar Macedo – Presidente da Câmara Municipal, Vereador Geovaldo e secretários municipais. O vereador Gilmar, destacou a importância do seminário no município e que as ações com foco em saúde mental deve ser realizada não somente no mês de setembro, como durante todos os meses do ano.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais