30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralQueimada NovaSaúde

Prefeitura de Queimada Nova realiza ações da campanha Novembro Azul alertando sobre o câncer de próstata

Após a campanha Outubro Rosa – que conscientiza a necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama – a Prefeitura de Queimada Nova por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial, desta vez voltada para a saúde integral dos homens: a campanha Novembro Azul.

Com objetivo de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a campanha deseja frear também o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças.

A campanha enfatizou, além da prevenção e combate ao câncer de próstata, a saúde masculina em sua totalidade. Focando nisso, a Prefeitura ofereceu à população diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

De acordo com Gladston Thalles, Coordenador da Atenção Primária à Saúde do município, a campanha Novembro Azul trouxe mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde.

“A boa saúde exige, além de hábitos saudáveis, orientações seguras. Já na sala de espera, o paciente teve acesso às informações enquanto aguardava o atendimento. Com os profissionais de saúde, o paciente foi conscientizado sobre as doenças, sintomas e prevenção, além de realizar os exames, caso pertinente. Ao longo do mês, foram realizadas inúmeras atividades nas unidades referentes ao Novembro Azul, portanto, contamos com o apoio das famílias para que estimulem os parentes, os amigos e conhecidos sobre a campanha e a prevenção, evitando problemas maiores futuramente”.

Ações nas UBS’s Adão de Sousa Coelho, Francelina Francisca Nunes e Mário Barbosa Sobrinho:

·         Palestra;

·         Aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, buscando o registro correto e identificação da comorbidade;

·         Consulta médica e solicitação de exames laboratoriais.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais