34 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralWall Ferraz

Prefeitura de Wall Ferraz promove IV Conferência Municipal de Educação

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (24), no município de Wall Ferraz-PI, a IV Conferência Municipal de Educação, com o tema: “Inclusão, equidade e respeito – compromisso com o futuro da educação brasileira”. O evento aconteceu na Escola Antônio Jesuíno da Silva.

Estiveram presentes o prefeito de Wall Ferraz, Guilherme Maia; a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Isabel Barroso; a secretária de Educação, Maria Mírian; o presidente da Câmara de Vereadores, José Ferreira de Castro; vereadora Socorro Morais, o procurador do município Edinelson Pimentel, além de outras autoridades locais.

O prefeito municipal de Wall Ferraz, Guilherme Maia, em seu discurso, destacou as ações desenvolvidas no município no que tange o recrutamento dos alunos às salas de aula com o Busca Ativa, a abertura de inscrições de alunos e pontuou o avanço na educação para os próximos momentos com o Programa Volta ao Novo.

“A Conferência Municipal de Wall Ferraz, em sua primeira edição em nossa gestão, este ano foi organizada de modo que proporcionasse debates positivos para o desenvolvimento da educação de nosso município. Estamos aí com o programa Volta ao Novo, que tem por objetivo apoiar nossos profissionais que estabelecerão caminhos para a formulação de políticas públicas para a área em questão, fazendo com que, assim, implemente e desenvolva ainda mais nossa educação”, disse o prefeito.

Oriundo de escola pública, Guilherme Maia pontuou a necessidade de ofertar o que há de melhor na educação brasileira para o município de Wall Ferraz.

“A educação é a base de tudo. Estudei em escolas públicas, então vejo por necessidade e tenho a dedicação para que Wall Ferraz continue avançando e priorize a educação. Aqui na conferência tratamos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Selo Unicef para melhorarmos a educação de nossa cidade. A gente está com muita novidade em 2022, a começar com o pagamento dos professores que será feito no dia 25 de cada mês e até amanhã já estará na conta”, pontuou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Maria Mirian, destacou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal e pelos profissionais da área.

“Estamos aqui trabalhando temas de extrema relevância: inclusão, equidade e qualidade. Se essas bases não andam unidas, não tem como termos uma educação bem-sucedida. E em nossa gestão o que mais queremos é que a educação de Wall Ferraz cresça. Por isso agradecemos ao prefeito Guilherme por seu empenho, à secretária de Saúde, Isabel Barroso, que é nossa parceira, e especialmente aos profissionais da Saúde, que trabalham, diuturnamente, para que os filhos de nossa terra tenham a melhor educação possível”, comentou Maria Mirian.

A secretária de educação frisou ainda a importância da conferência para o município de Wall Ferraz. “A Conferência Municipal de Educação é uma oportunidade para se revisitar o Plano municipal. É um espaço democrático de debates coletivos para a discussão de propostas, assim como uma importante atividade para avaliar as diretrizes e metas que serão estabelecidas para o Plano Decenal, que vai de 2024 a 2034. Portanto, estudar as metas, estratégias e objetivos fortalecerá a educação de nossa cidade”, ressaltou.

A primeira-dama e secretária de Saúde, Isabel Barroso, frisou que a educação é a base para o desenvolver dos jovens e crianças de Wall Ferraz, por isso é preciso que os responsáveis pela área debatam e visem o melhor para os filhos da terra.

“Quero, primeiramente, agradecer o convite por estar participando de momento de relevância para nosso município. A educação é a base de tudo e por isso precisamos andar juntos. A nossa cidade precisa ofertar aos nossos filhos a melhor educação que se possa ter. Precisamos preparar essas crianças e jovens para o mundo, para que busquem e alcancem seus sonhos. Daí vê-se a necessidade e importância de uma conferência como essa que vai debater metas que precisam ser alcançadas para que tenhamos uma educação de qualidade”, finaliza Isabel Barroso.

Os participantes elencaram e debateram diversas propostas para que sejam trabalhadas no município a curto, médio e longo prazo. Abaixo estão algumas destas sugestões:

  1. Garantir a criação de uma equipe de atendimento multiprofissional (psicólogo, psicopedagogo e assistente social) para crianças, adolescentes e profissionais da educação;
  2. Plano de ação permanente no desenvolvimento do educando na leitura e escrita do processo de alfabetização com profissionais específicos;
  3. Reestruturação das escolas municipais para atendimento da educação Especial, bem como a aquisição de equipamentos, visando a adequação;
  4. Formação continuada para os professores da educação tradicional, assim como da especial;
  5. Utilização de novos meios de comunicação para fins educativos;
  6. Criação de programas que integrem e incluam alunos das zonas urbana e rural em tempo real com as novas tecnologias;
  7. Informar, de maneira transparente, a aplicação dos recursos financeiros aplicados na educação;
  8. Criação de uma sala de informática para atender toda a comunidade escolar;
  9. Disponibilizar acesso à internet 5G; entre outras.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais