28 C
Piauí
19 de maio de 2019
Cidades em Foco
Destaque Geral Patos do Piauí

Prefeitura promove evento alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul em Patos do Piauí

Na tarde de ontem, 30 de novembro, a Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, promoveu um evento alusivo em prol da campanha  Outubro Rosa (mês de conscientização e combate ao “Câncer de Mama”) e o Novembro AZul (mês de conscientização e combate ao “Câncer de Próstata”).

A realização do evento aconteceu no CRAS, e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Edvania Pires, da Coordenadora de Saúde, Janete Dias, algumas figuras públicas, como os vereadores, dos profissionais locais da saúde e da sociedade patoense.

Na oportunidade, a primeira palestra foi ministrada pela reflexoterapeuta Miriam, onde o embasamento principal foi a “Terapia comportamental associada ao equilíbrio mental”, numa conscientização sobre o poder dos pensamentos positivos e hábitos saudáveis como modo preventivo e/ou condução ao tratamento do câncer de mama.

No segundo momento, o fisioterapeuta Carlos Alexandre com a palestra sobre “A Conscientização e Combate ao câncer de próstata”, na oportunidade, o fisioterapeuta abordou sobre a tão temida incontinência urinária masculina e deu ênfase também para o público feminino presente.

Sobre as patologias abordadas, foi feita a explicação da anatomia, fisiologia, modos de prevenção e cuidados, diagnóstico, prognóstico, tratamento, dinâmicas sobre as temáticas envolvendo o público alvo e indicação de exercícios para fortalecimento da MAP (Musculatura do Assoalho Pélvico, masculino e feminino).

“A satisfação é grandiosa em poder somar e disseminar conhecimentos para a nossa sociedade, logo, é um momento de muita preocupação, pois os dados do INCA em relação aos novos casos de câncer de próstata em 2018, é alarmante. É muito satisfatório ver todo o público presente e interagindo. São causas que devemos abraçar e conduzir para soluções e sem dúvidas estamos no caminho correto. Agradeço a Deus e a gestão pela oportunidade”, disse o fisioterapeuta Carlos Alexandre.

A secretária municipal de saúde, Pretinha, como é conhecida,  falou sobre a relevância de eventos que tratam de assuntos importantes para toda a população, abordando informações de prevenção e tratamento.

“Sabemos que o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. E o câncer de próstata é uma das principais causa de morte da população masculina que pode ser evitada através de um exame”, enfatizou a secretária.

Na ocasião ainda foi realizado uma manifestação de carinho e agradecimento pelos relevantes serviços promovidos pelo médico Cubano no município de Patos do Piauí. Em virtude da saída de Cubana do Programa Mais Médico, o Dr Alexei Del Toro, retornará para Cuba.

Veja cobertura fotográfica do evento!

Notícias relacionadas

Secretaria de Educação realiza I Jornada Pedagógica em Curral Novo do PI; veja fotos!

Junior Oliveira

Dois empates confirmaram Piauí e 4 de Julho nas semi do Piauiense

Junior Oliveira

Facebook terá botão ‘não curti’, afirma Mark Zuckerberg

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais