Prefeitura promove I Encontro de Jovens Rurais em Jacobina do Piauí. Veja fotos!

A prefeitura de Jacobina do Piauí por meio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta sexta- feira, 10, o I ENCONTRO DE JOVENS RURAIS. O evento foi realizado no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Avenida Vereador João Almeida.

O evento foi aberto oficialmente pelo secretário de agricultura Chico Abreu. O encontro de jovens rurais teve como objetivo de planejar algo melhor futuramente, repassando informações importantes para os jovens das comunidades, principalmente, aqueles que participam das associações de pequenos produtores. “Agradeço aos representantes das associações por articular os jovens a participarem do encontro, ao sindicato dos trabalhadores rurais, a secretaria municipal de assistência social, ao prefeito municipal GD Oliveira, Lúcia Araújo, Adalberto, a todos os presentes”, disse Chico Abreu.  Logo após o mesmo apresentou uma palestra sobre Relações Humanas.

Em seguida cada membro que compõe a equipe da secretaria de agricultura apresentou uma palestra; o técnico em agropecuária Edcácio Rodrigues apresentou sobre motivação (O CAMINHO PARA O SUCESSO), o engenheiro agrônomo Bertoldo Henrique Rodrigues apresentou sobre motivar pra vencer (JOVENS SONHADORES), a técnica em agropecuária Marinalva Sousa  explanou sobre a importância da agricultura familiar.

Adalberto esteve presente representando o secretário estadual de desenvolvimento rural (SDR). Adalberto falou sobre o crédito fundiário. “Crédito fundiário é uma política pública complementar à Reforma Agrária, o financiamento é realizado com recursos do Fundo de Terra da União”, afirmou Adalberto.

O vice-prefeito Vanderlei Carvalho fez um relato de uma pequena cidade da Bahia, da qual fez uma visita  há poucos dias, admirou a cidade por ser apenas de mais ou menos 10 mil habitantes, sendo que lá a maioria dos agricultores sobrevive da agricultura familiar através do cooperativismo, onde as famílias ganham dois salários mínimos. “É importante à participação dos jovens, das mulheres, nas associações. Acredito que o nosso município tem um potencial muito grande, que os jovens participem mais de atividades como essa, comecem a valorizar mais a agricultura familiar”, pontuou o vice-prefeito.

A diretora técnica do projeto Viva o Semiárido Lúcia Araújo fez uma roda de diálogo com a juventude presente, que teve com tema “A JUVENTUDE NA PERSPECTIVA DO PROJETO VIVA O SEMIÁRIDO”. 

Lúcia fez uma dinâmica com os participantes do projeto Viva o Semiárido do Piauí, sendo que o projeto é dividido em cinco territórios da região semiárida do Piauí, Vale do rio Itaim, Vale do rio Guaribas, Canindé, São Bento e Capivara , e atende a 89 cidades, sendo direcionado para a agricultura familiar, tem como objetivo reduzir a pobreza, aumentar  produção e melhorar o padrão de vida  das populações carentes.

As ações do projeto Viva o Semiárido são financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com contrapartida do Governo do Estado.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Vanderlei Carvalho, o coordenador da SMAS Valdete Aquino, a secretária de assistência social Rejane Sousa, e o vereador Erivan Carvalho. Ao fim, um delicioso almoço foi servido aos participantes.

Veja cobertura fotográfica do evento!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Gilva Carvalho / Cidades em Foco

Compartilhar:

Por: Júnior Oliveira

Diretor Geral