23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Prefeitura realiza semana da mulher em Picos entre os dias 7 a 9 de março

A Prefeitura Municipal de Picos por meio da Coordenadoria dos Direitos da Mulher estará realizando nos dias 7, 8 e 9 de março, a Semana da Mulher em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A ação contará com uma audiência pública no dia 7 de março de 8 ás 12 horas na Câmara Municipal de Picos onde um grupo de mulheres será homenageado. Além disso, também será entregue uma agenda política da mulher picoense. Ás 19 horas acontecerá uma gincana popular na Praça Josino Ferreira com o tema “Mulher e as Leis de Proteção”. Todos são convidados a participar.

No dia 8, pela manhã acontecerá um ato público na Praça Valquíria Monteira Neiva Eulálio, no bairro Junco. A noite será na Igreja Nossa Senhora dos Remédios com uma missa em ação de graças pela luta das mulheres e também em homenagem às vítimas do feminicídio.

No dia 9 às 7 horas da manhã o encontro é no balão, próximo a passarela. Acontecerá também um ato público. A Coordenadora dos Direitos da Mulher, Maria José do Nascimento, conhecida por Nega Mazé convida toda população picoense.

“Eu convido toda a sociedade não só para nos prestigiar. Mas também nós queremos a sociedade para nos valorizar, dar força, nos motivar para que a gente continue na luta para diminuir essa diferença que a sociedade impõe entre homens e mulheres”, conta.

O Dia da Mulher é comemorado no dia 8 de março. A celebração surgiu após uma manifestação em 1909 na cidade de Nova York onde mulheres lutavam pela igualdade dos direitos civis e o direito ao voto feminino. Em Picos, a gestão também comemora o dia em busca dos direitos da mulher, como por exemplo o direito trabalhista e a luta contra o feminicídio, a violência doméstica e o assédio. Nega Mazé, explica a importância da Semana da Mulher no município.

“É uma oportunidade de a gente planejar, propor a sociedade questões para que a gente avance. Para que diminua essa diferença entre homens e mulheres. Como por exemplo, a questão trabalhista. Ela é muito grave porque a mulher faz o mesmo serviço e continua ganhando menos que o homem. Então na Semana da Mulher, nós queremos levantar essas questões. Graças a Deus aqui em Picos a gente coibiu de uma certa forma o feminicídio. Mas, enquanto isso os outros tipos de violência ainda continuam. Queremos combater também o assédio e estamos trabalhando para isso”, finaliza.

Fonte: ASCOM/ Por: Paloma Alencar.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais