24.6 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Prefeituras não têm conseguido pagar fornecedores, segundo APPM

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, “pelo menos 70% das Prefeituras estão com atraso a fornecedores”; dado que não exclui os gestores piauienses. Para Arinaldo Leal, presidente da Associação Piauiense de Municípios, a situação no Piauí é tão preocupante quanto no resto do país.

“Nos meses de agosto, setembro e outubro, os repasses mal deram para pagar a folha de servidores das prefeituras. Daí você tira que, com certeza, fornecedores e alguns encargos estão atrasados. É uma situação que a gente já vinha mostrando e que agora, infelizmente, a maioria dos municípios está com essa dificuldade financeira”, afirma o presidente.

Segundo foi divulgado pela CNM, a queda de receitas de arrecadação e de transferências foi o que mais afetou a capacidade dos Municípios de fazer frente às despesas correntes. Em pesquisa feita pela entidade em maio, 59,2% das Prefeituras informaram estar em atraso no pagamento a fornecedores. Responderam à pesquisa 85% dos 5.568 municípios brasileiros.

Além dos problemas com fornecedores, os gestores também enfrentam dificuldades em dar conta de outros investimentos dentro das prefeituras, segundo Arinaldo que confirma a hipótese da CNM. “Os problemas são relacionados à queda de repasse, que dificultam muito a vida dos gestores”, completou Arinaldo.

 

 

Portal Club Sat

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais