24.7 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Preocupado com a covid, Dr. Pessoa defende uso de máscara em locais fechados

Prefeito de Teresina - Dr. Pessoa - Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (13) que observa com preocupação o recente aumento de casos de covid-19. Diante do cenário, um decreto que determina o uso obrigatório de máscaras em ambientes hospitalares será publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (13).

Dr. Pessoa, que esteve afastado da prefeitura por ter sido infectado pela Covid-19, retornou ao gabinete nesta manhã. O prefeito disse estar observando o aumento de casos em diversas regiões do planeta.

“Provoquei o Dr. Gilberto Albuquerque para voltar a discutir com o COE Municipal alguns ambientes fechados o uso de máscara. É visível. Precisa ser cientista e o pessoal do COE, pessoal especializado, mas eu sou médico e observo um movimento mundial das coisas que estão acontecendo no mundo inteiro e sem dúvida nenhuma tem preocupação. Em ambiente fechado, eu acho que deva se preocupar para usar máscara”, destacou.

COE AVALIARÁ “ZONA VERDE”

O secretário de Governo, André Lopes, explicou que, neste momento, Teresina se encontra em uma “zona verde” em relação a infecção pela Covid-19. O Comitê de Operações Emergenciais Municipal (COE) vai se reunir semanalmente, às sextas-feiras, para fazer uma reavaliação do cenário na cidade.

A determinação é a seguinte: caso Teresina registre 1 caso de coronavírus em uma proporção de 500 pessoas, o grupo vai avaliar o retorno da máscara nos demais ambientes na cidade.

“Teresina ficaria na zona verde sempre que Teresina registrasse menos de 200 casos para 100 mil habitantes. Se você pega a proporção e traz para um número menor, fica 1 para 500. Então, se tiver um caso para mais de 500 pessoas, entendemos que não está mais na zona verde e ficará recomendado o uso de máscara”, disse.

O gestor ainda pontuou que no decreto que será publicado nesta segunda-feira, a administração municipal vai recomendar o uso de máscara em grandes aglomerações e determinar que ainda hoje a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reveja os protocolos de internação para pacientes com Covid.

Paula Sampaio
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais