20.5 C
Piauí
16 de julho de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Presidente da Fundação Hospitalar participa de reunião sobre implantação de transplante hepático no Piauí

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, participou na manhã de ontem (3), de reunião juntamente com o diretor do HGV, Gilberto Albuquerque; o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e uma equipe de médicos do Hospital Albert Einstein, especialistas em transplante de fígado para tratar sobre a tutoria para implantação do transplante hepático no Hospital Getúlio Vargas – HGV.

O objetivo do encontro foi viabilizar a tutoria para que o Hospital Albert Einstein prepare o HGV para realizar transplante hepático. Para o chefe do Transplante Hepático do Hospital Albert Einstein, Márcio Dias, a finalidade da tutoria é adequar o HGV para ser um centro transplantador com consultoria técnica. Segundo Marcio Dias, a previsão é que, no primeiro semestre de 2020, o HGV já esteja apto para a realização do primeiro transplante hepático.

A tutoria vai incluir treinamento de pessoal e o acompanhamento da equipe do transplante do Hospital Albert durante a realização dos primeiros procedimentos no HGV.

Pablo Santos disse que a implantação do transplante hepático no Piauí significa um grande avanço para a saúde pública no estado. “Além de beneficiar inúmeros pacientes, que precisam do transplante, essa parceria também vai ajudar a melhorar a qualidade do serviço prestado pelo HGV, tornando-se referência em casos de alta complexidade. A implantação do transplante de fígado vai contribuir muito para a saúde do Piauí, pois pede a participação de um grupo multidisciplinar, exigindo um grande trabalho em equipe e resultando no desenvolvimento de diversos setores do hospital”, destacou o Presidente da Fundação.

Neste primeiro momento, os profissionais irão realizar uma visita à estrutura do HGV para saber o que o hospital está precisando para viabilizar o transplante hepático. Participaram da visita, além do chefe do Transplante do Hospital Albert Einstein, Márcio Dias; o coordenador do centro cirúrgico, também do Albert Einstein, Rafael Pecora; o coordenador do Transplante Hepático do HGV, Wellington Figueiredo, e a coordenadora da Comissão das Residências Médicas, Jozêlda Duarte.

Estavam presentes também na reunião, a coordenadora da Central de Transplantes, Lourdes Veras, e o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Alderico Tavares.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Veja lista das cidades que terão recadastramento biométrico no Piauí

Junior Oliveira

Supremo proíbe greve de policiais de todas as categorias no país

Junior Oliveira

Imprensa internacional repercute incêndio que matou dez pessoas no Ninho do Urubu

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais