31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Presidente da OAB-PI diz que PEC 241 é inconstitucional e enviesada

Continuam as discussões em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que impõe um teto para os gastos públicos para os próximos 20 anos. Para o presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), Chico Lucas a proposta é inconstitucional e precisa ser amplamente discutida.

“A PEC tira recursos setores sociais como saúde e educação para investir no juro da dívida. Somos a favor de limitar os gastos públicos, mas esse limite não pode ser apenas nos setores que atingem as pessoas de mais baixa renda. Temos que discutir a questão dos juros que, no Brasil, consomem quase 50% do orçamento público. Então, se os juros estão de fora, há um teto que não é o gasto público”, disse o presidente da OAB-PI.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Chico Lucas disse que, no momento, a Ordem não entrará com ação para bloquear a tramitação da PEC no Senado e ressalta que as discussões permanecem no aspecto político.

“Estamos tentando mobilizar os senadores para que votem contra. Nossas limitações são muitas… nossa força não é tão grande politicamente, mas a gente tem o dever de se posicionar em um momento crucial como esse”, disse Lucas reiterando que é a favor do limite dos gastos públicos.

O presidente da OAB-PI chama atenção ainda para o fato de que a PEC não atinge os poderes executivo, legislativo e judiciário.

“Se quer se discutir gasto público tem que se começar pelas despesas correntes em folha, ver quem está ganhando acima do teto constituicional. A PEC é muito ideológica e enviesada. Temos que parar, refletir e discutir. Precisamos ter um limite de gastos, mas devem ser atingidas as pessoas com maior poder aquisitivo, as pessoas que têm os maiores salários, os poderes e não atingir a base da pirâmide pois teremos mais desigualdades sociais”, finaliza Chico Lucas.

O Senado Federal deverá submeter a votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 55/2016 (já aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241) nos próximos dias.

 

Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais