24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Presidente do STF solta prefeito de cidade do PI, mas mantém gestor afastado do cargo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),  ministro Dias Toffoli, mandou soltar o prefeito de Bertolínea, Luciano Fonseca (PT). Ele estava preso desde dezembro do ano passado quando foi deflagrada a Operação Bacuri, coordenada pelo Grupo de Atuação contra o Crime Organizado (Gaeco). Além do gestor, parentes e assessores também foram presos na operação, suspeitos de desvio de dinheiro público no município.

Toffoli deferiu o habeas corpus e substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares, a serem aplicadas pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Ainda segundo a decisão do ministro, o gestor vai seguir afastado da função pública.

“Assim, sem prejuízo de reexame posterior por parte da eminente Relatora, defiro a liminar para determinar ao Tribunal de Justiça estadual que substitua a prisão preventiva do paciente por medidas cautelares que julgar pertinentes serem aplicadas em conjunto com o afastamento da função pública já determinado (CPP, art. 319, VI). Comuniquem-se solicitando informações.Findo o recesso, remetam-se aos autos à ilustre Ministra Relatora para a sua competente reapreciação”, afirma Toffoli.

O prefeito Luciano Fonseca foi preso suspeito de participação em um esquema de empresas fantasmas, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e até a entrega de uma ambulância do município em pagamento de dívida pessoal.

Sebastião Leal

No final do ano passado, Dias Toffoli deferiu um pedido de habeas corpus do ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias Soares de Araujo. Ele também foi um dos presos da Operação Bacuri.

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais