24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Presos gravam vídeos dentro de presídio e provocam juiz e promotor no Piauí

 

Cidadeverde.com teve acesso a dois vídeos que mostram presos denunciando a morte de um detento e provocando o juiz José Vidal, da Vara de Execuções Penais, e o promotor  de justiça, Elói Pereira Júnior, que acompanha as investigações nos presídios do Piauí. Presos chegam a desafiar: “cadê você doutor Vidal?”, “cadê você doutor Elói?”.

Na gravação aparece um preso com rosto coberto por uma camiseta e usando um óculos. O vídeo tem 3’17” e ele acusa a direção do presídio Irmão Guido de uma atuação desastrada que levou a morte de um preso no pavilhão “B”.

No relato do preso, mais de 40 detentos teriam ficado no confronto com bala de borracha e gás lacrimogêneo dentro do presídio.

No vídeo, o detento diz que fez a gravação para denunciar a má atuação do gerente junto aos Direitos Humanos e ao Tribunal de Justiça. Ele nega que o preso morreu em briga com companheiros de cela. “Eles mataram asfixiado de bomba”, acusa.

Em um segundo vídeo, presos defendem a exoneração do gerente da Irmão Guido Marcione Pinheiro, que assumiu o cargo há uma semana. Eles defendem a volta de Josiel Lima, ex-gerente do presídio.

Sindicância

A Secretaria Estadual de Justiça informou que abriu sindicância para investigar o vídeo e identificar as pessoas -presos e agentes – envolvidos na gravação. O Núcleo de Inteligência da Sejus já está com o vídeo e apura sua veracidade.

A Sejus informou ainda que o detento morto teve atendimento médico por três vezes durante a semana. O laudo médico apontou que ele morreu de insuficiência respiratória, edema pulmonar e anoxia (ausência de oxigênio). Não havia nenhuma perfuração no corpo.

 

Flash Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais