21 C
Piauí
18 de agosto de 2019
Cidades em Foco
Geral Polícia

Presos são flagrados vendendo drogas dentro de Penitenciária no Piauí

Uma cela da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba (Norte do estado), funcionava como uma boca de fumo. A informação foi passada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).

De acordo com a entidade, os presos foram flagrados com papelotes de cocaína por agentes penitenciários, na última sexta-feira (07), durante vistoria em uma cela do pavilhão 13 do presídio. A quantidade de entorpecentes encontrada não foi informada. O nome dos detentos envolvidos também não foi revelado. A droga encontrada já estava embalada e pronta para a comercialização.

Em entrevistA, o vice-presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, criticou a situação e chamou a Penitenciária de Parnaíba de ‘zorra’.

“Essa situação é comum em todos os presídios do Estado e acontece normalmente por conta de visitas íntimas, que é quando entram as drogas. Mas a situação da Penitenciária de Parnaíba é uma das piores, lá é uma verdadeira zorra. Não é a primeira vez que acontece a apreensão de drogas lá e nem nas outras.  Lá todos os presos têm direito a visitas no mesmo dia, mistura visita íntima, visita infantil dentro das celas. Lá há uma carência elevada de agentes penitenciários e superlotação”, disse o vice-presidente.

A Penitenciária de Parnaíba possuiu pouco mais de 170 vagas, mas, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, abriga atualmente aproximadamente 600 presos.

Em junho de 2017, agentes penitenciários da unidade foram presos dentro da Operação Penitentes, deflagrada pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, eles recebiam dinheiro para facilitar a entrada de drogas, aparelhos celulares e outros objetos na penitenciária.

A Secretaria de Justiça do Estado afirmou ao Portal AZ que os presos envolvidos foram levados para a Central de Flagrantes.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Justiça esclarece que, durante vistoria realizada pela equipe de segurança da unidade, na última sexta-feira (7), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, encontrou algumas substâncias ilícitas em uma das celas. Os detentos foram levados à Central de Flagrantes para prestarem esclarecimentos às autoridades responsáveis. 

A Secretaria informa, ainda, que os procedimentos de vistoria das unidades penais têm sido reforçados e frequentes, a fim do estabelecimento da ordem e da disciplina no sistema prisional.

Fonte: Portal AZ

Notícias relacionadas

Confronto de carreatas termina com tiro e agressões no interior do Piauí

Junior Oliveira

Fla mira dois goleiros do Brasil e estaria disposto a pagar R$ 13 milhões

Junior Oliveira

Piauí terá a 1ª Casa da Gestante do sistema prisional brasileiro

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais