24.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

PRF prende motorista e servidor terceirizado da Sefaz por corrupção no Piauí

Atualizada às 10:50

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, nesta segunda-feira (19), um motorista de caminhão e um servidor terceirizado da Secretaria Estadual de Fazenda. Os dois são suspeitos de corrupção ativa e passiva.

As prisões foram feitas no posto de fiscalização, localizado na BR-316, em Teresina.  A assessoria de imprensa da PRF informou  que o  funcionário terceirizado da Sefaz recebeu R$20 de um caminhoneiro para adulterar o peso de uma mercadoria.

De acordo com a PRF, a corrupção foi praticada durante procedimento de pesagem de veículo de carga.  O motorista preso transportava carga de madeira serrada, oriunda do Pará com destino a Paraíba. Quando solicitada a documentação, o condutor apresentou o Termo Fiscal emitido pela Sefaz com peso total de 25.900kg, nota fiscal e guia florestal para 20.05 metros cúbicos de madeira.

Suspeitando que a informação do peso estava inferior ao que realmente era transportado, os policiais resolveram realizar uma nova pesagem no  posto da Sefaz, quando se constatou o peso de 35.920kg, mais de 10 toneladas ao peso registrado no Termo Fiscal anterior.

Ainda de acordo com PRF, o condutor, ciente do peso que transportava, afirmou que deu dinheiro ao servidor terceirizado responsável pelo registro da pesagem e acertou que este informaria uma quantidade de peso bem inferior aos fiscais da Sefaz.  Após a ação da PRF, os fiscais realizaram a emissão de um novo Termo Fiscal com a pesagem correta, cancelando o documento anterior.

O motorista do caminhão e o servidor terceirizado da Sefaz foram encaminhados à  Central de Flagrantes de Teresina.

A Secretaria de Fazenda informou que pedirá a empresa responsável pelo servidor terceirizado o seu desligamento das funções junto ao órgão estadual.

Izabella Pimentel / CidadeVerde
Com informações da PRF

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais