24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Procon flagra posto vendendo “falsa gasolina” com dobro de etanol permitido por lei no Piauí

Foto: Divulgação/Procon-PI

Um posto de combustível, localizado no município de Regeneração, foi interditado pelo Procon-PI após ser flagrado vendendo gasolina com o dobro do percentual de etanol permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

“O permitido pela ANP é até 27% de etanol na gasolina, mas encontramos 45% de etanol na gasolina. Esse posto foi interditado, a bomba lacrada para que o consumidor não tenha prejuízo”, afirmou Arimatéia Arêa Leão, chefe fiscalização do Procon-PI.

A irregularidade foi constatada durante a Operação Petróleo Real IV, realizada entre os dias 9 e 13 de maio em postos de combustíveis de 15 cidades do Médio Parnaíba. Ao todo, 12 estabelecimentos foram flagrados praticando a chamada “bomba baixa”.

“É uma irregularidade que ainda persiste. É uma prática abusiva, ou seja, exerce vantagem sobre o consumidor pois a cada 20L que o consumidor abastece, pode estar perdendo até 140ml”, explica Arêa Leão.

Direito do consumidor

O chefe de fiscalização do Procon-PI explica que os consumidores podem exigir tanto a aferição da quantidade de combustível como o teste de qualidade do produto. “São duas obrigações que o posto tem com o consumidor que, não respeitado, o consumidor pode entrar em contato com o Procon e com a promotoria da cidade”, lembrou.

A Operação Petróleo Real IV contou com o apoio do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O cronograma do Procon-PI prevê novas ações similares em outras cidades piauienses nos próximos dias. “Estamos planejando uma próxima operação no interior do estado”, pontuou o chefe de fiscalização do órgão.

Fonte: Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí / CidadeVerde)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais