24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Geral Picos Saúde

Procura por testes de DSTs aumenta 30% em Picos no período pós-carnaval

Período pós-carnaval tem aumento de 30% na procura de exames no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos. Durante o período de Carnaval, muitos foliões esquecem de se proteger em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Este fato ocasiona, após as festividades, o aumento significativo da procura por atendimentos no CTA da cidade.

No local são realizados exames para HIV (Aids), VDRL (sífilis) e hepatites virais (B e C). A coordenadora do centro, Ozeany Vieira, fala que diariamente o local tem recebido um número muito grande de pessoas para fazer os testes, mas o atendimento é limitado a 20 pacientes por dia, de segunda a sexta.

Coordenadora do CTA de Picos, Ozeany Vieira

“A procura, sempre depois do Carnaval, é bem intensa, todos os dias o CTA encontra-se lotado, e não apenas no período de Carnaval, claro que nessa época sempre aumenta, têm aquelas pessoas que se descuidam devido ao excesso de bebida, as vezes ao excesso de drogas, que a gente sabe que tem muito consumo durante o Carnaval, então a população se preocupa e acaba vindo procurar o serviço”, afirmou.

De acordo com a chefe do CTA, todos os serviços oferecidos são gratuitos, sigilosos e são acompanhados por uma equipe de profissionais, como médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

Caso o exame dê positivo, a pessoa assistida é encaminhada para tratamento na rede pública de saúde. O usuário também tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento individual. Essa é uma ação de prevenção que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer dúvidas sobre HIV/Aids e outras DSTs.

Ozeany destaca ainda que o CTA também realiza ações preventivas dentro e fora da unidade de saúde. O centro disponibiliza métodos contraceptivos, como camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante, além de folhetos educativos.

“Nós realizamos em torno de seis campanhas por ano, todo ano a gente realiza a campanha do Carnaval, do Dia Mundial da Aids, da sífilis, das hepatites, do São João, temos também o Outubro Rosa, Novembro Azul. Então todas essas campanhas, a gente está focando na prevenção, além de estarmos aqui todos os dias no CTA fazendo palestras educativas, também vamos para as escolas, temos parcerias com as universidades, então a gente passa o ano todo divulgando o nosso trabalho e fazendo com que a população se conscientize da importância do uso do preservativo”, explicou.

Os testes são gratuitos e para fazê-los é necessário estar munido do cartão do SUS e documento de identidade.

 

 

Fonte: GrandePicos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais