25.2 C
Piauí
4 de outubro de 2022
Cidades em Foco
GeralPiauí

Produção de ovos de galinha cresce 85% em dez anos no Piauí

Ovos - Foto: Cidades em Foco

O estado do Piauí avançou na produção de ovos de galinha e em 2021 atingiu a marca de 28,2 milhões de dúzias, um crescimento de 85,2% em dez anos, de acordo com os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (22).

Segundo a pesquisa, em 2011, o Piauí produziu 15,2 milhões de dúzias de ovos de galinha. Já em 2021, a produção foi de 28,2 milhões de dúzias.

No período de dez anos, o estado produziu quase 13 milhões de dúzias a mais. De acordo com o supervisor de Pesquisas Agropecuárias da Superintendência do IBGE no Piauí, Pedro Andrade, o aumento significativo é justificado pelo incremento de granjas de postura no estado.

“O aumento da produção de ovos de galinha no período de 2011 a 2021 foi proporcionado pelo incremento de granjas de postura no Piauí, cuja atividade é praticada com técnicas adequadas, retorno imediato, além da demanda por este produto. Ressalte-se que até o período anterior – 2001 a 2010 – a produção de ovos de galinha do tipo ‘caipira’ tinha uma expressiva participação no estado”, esclarece Pedro Andrade.

Ainda segundo o IBGE, em 2021, o Brasil produziu mais de 4 bilhões de dúzias de ovos de galinha. Deste total, a produção piauiense representa apenas 0,58%, sendo a sexta menor do país.

A maior quantidade foi gerada pelo estado de São Paulo, com 1,1 bilhão de dúzias registradas em 2021. Já o menor volume foi do Acre, com 6 milhões de dúzias.

Com informações do IBGE) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais