33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Professora encontra filhote de onça-parda no quintal de casa no Piauí

Professora encontra onça no quintal de sua casa em Jardim do Mulato, interior do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal Maria de Jesus Monteiro

A professora Maria de Jesus Monteiro, de 51 anos, e seu esposo Raimundo Ferreira, de 52 anos, passaram um grande susto quando encontraram um filhote de onça-parda no quintal de casa na manhã de domingo (15), na comunidade Zé Ferreira, zona rural do município de Jardim do Mulato, distante 140 km de Teresina.

De acordo com Maria de Jesus, o seu marido encontrou a onça-parda. Ela estava parada próximo a uma mesa que ela costuma trabalhar, do lado de fora da residência. Foram as galinhas criadas pelo casal que alertaram sobre a presença do felino, por volta de 5h30 da manhã.

“Achamos que tinha um bicho atacando elas, mas não vimos nenhum animal. Quando ele estava voltando para dentro de casa, ouviu um rosnado e viu a onça perto de uma mesa com cadeiras, aí ele me chamou: ‘Jesus! Parece que tem um gato do mato aqui'”, relatou a professora.

Ainda segundo a professora, ela percebeu que se tratava de uma onça-parda e não um gato do mato. Ela ligou para um veterinário, pois percebeu que o animal não aparentava estar saudável.

“Eu liguei para uma casa de campo, na cidade de Regeneração, à procura de um veterinário. Eu mandei uma foto da onça para perguntar se estava doente ou não. Ele respondeu me dizendo que ela não estava bem de saúde e parecia estar um pouco adoentada. Quando procuramos ela novamente, ela não estava mais, já tinha ido embora”, lamentou.

Professora encontrou uma onça no quintal de sua casa, na zona rural de Jardim do Mulato, interior do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Maria de Jesus Monteiro

Professora encontrou uma onça no quintal de sua casa, na zona rural de Jardim do Mulato, interior do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Maria de Jesus Monteiro

Ainda de acordo com moradores, a região tem um grande brejo e é comum relato de pessoas verem onças no local. Felizmente, não há nenhum caso de ataques a humanos.

Conforme a ambientalista Jaqueline Lustosa, a onça-parda é o segundo maior felino do Brasil e é comum encontrá-lo em uma ampla variedade de habitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando adulto, o comprimento total do animal varia de 1,5 a 2,75 m e o peso de 22 a 70 kg.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais