32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Professores da UESPI deflagram greve a partir de segunda-feira

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)irão deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira (18), oito dias depois do início do período letivo. A decisão foi tomada em assembleia geral da Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP) no último dia 13. Neste sábado (16), a mobilização da categoria, que está sendo feita pelas redes sociais através do #sosuespi, chegou a ser um dos assuntos mais comentados do país no twitter. 

Os docentes reivindicam o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, que implica na implantação imediata de progressões, promoções e mudanças de regime de trabalho. Os professores também querem a realização de novo concurso público para efetivação do quadro docente e ainda a nomeação imediata de todos os classificados no último concurso. Além disso, a pauta de reivindicações inclui a reposição das perdas salariais dos últimos seis anos e recursos para execução de atividades acadêmicas, como a garantia e ampliação das bolsas estudantis de iniciação científica, programas de extensão, monitorias remuneradas e bolsa trabalho.

A Associação informou que participaram da Assembleia cerca de 150 docentes dos campi da capital e também representantes dos campi de Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior e Picos. De acordo com a ADCESP, a medida foi tomada diante da falta de abertura para negociação com a categoria docente, que tenta desde novembro do ano passado audiência com o governo do Estado, mas sem sucesso. “Praticamente todos os campi estavam representados na nossa Assembleia, o que demonstra a força e tamanho da nossa mobilização. A greve foi aprovada por unanimidade”, informou o coordenador de Comunicação da Associação, Antônio Dias. 

“A situação na UESPI é bem grave, há um déficit muito grande de professores. Deveria ter cerca de 1.700 docentes e não temos nem 1.110. O governo tem tentado preencher as vagas como professores substitutos, mas é uma situação precária, porque, um substituto no geral ganha 50% ou menos do trabalho que um efetivo ganharia”, complementou o coordenador sobre um dos vários problemas da universidade apresentados pela Associação.  

Dentre outros problemas apontados pela ADCESP estão a não previsão de abertura de editais para concurso de professores; o congelamento dos salários, progressões e promoções funcionais de docentes e servidores; a suspensão das monitorias remuneradas, bolsa trabalho e auxílio moradia para os alunos, ameaça de cancelamento de editais de bolsas de pesquisa e extensão; demissão de servidores de serviços gerais e segurança, sendo que tais trabalhadores terceirizados amargam três meses de salários atrasados. “Aprovamos também nossa solidariedade aos terceirizados e cobramos que eles tenham seus direitos respeitados”, completou Antônio Dias.

Antônio Dias disse que o comando de greve se reuniu hoje para planejar a mobilização e atividades que serão feitas durante a greve. Na segunda-feira, a organização prepara uma mobilização no campus Torquato Neto, a partir da 8h, para chamar a atenção e sensibilizar sobre o movimento. 

O governo do  Piauí emitou nota sobre as declarações da Associação. Veja:

O Governo do Estado vem trabalhando para melhorar a estrutura da Universidade Estadual do Piauí. Nos últimos anos o orçamento do órgão aumentou consideravelmente e recursos extras também foram destinados para melhorar a infraestrutura. Quanto ao corpo docente, no último concurso foram oferecidas 197 vagas para professores e mais concursos devem ser feitos à medida que as finanças  do estado permitirem. A gestão estadual busca trabalhar em conjunto com docentes e discentes para melhorar o ambiente e a qualidade de ensino da instituição. Quanto a aumento de salário, progressão e reposições não é possível no momento devido o estado ter ultrapassado o limite da LRF.

Fonte: Lyza Freitas / CidadeVerde

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais