25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Professores fazem manifestação para reivindicar salários atrasados em Campo Alegre do Fidalgo

Professores e demais servidores da educação do município de Campo Alegre do Fidalgo fizeram uma manifestação nesta sexta-feira(29/12) pelas principais ruas do centro da cidade para cobrar o pagamento do salário do mês de dezembro, décimo terceiro e um terço das férias.

Antes de iniciar a manifestação foi realizada uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Campo Alegre do Fidalgo (SINTECAF) coordenada pela presidente da entidade professora Vilene de Sousa Batista e contou com a participação de vários servidores dentre eles, professores, vigias, merendeiras, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, e ainda o professor e vereador Francis Dias, professor e vereador Everaldo Torquato e o vereador Noé Santos.

Após a reunião os servidores sairam em manifestação usando carro de som, apitos, foguetes, nariz de palhaço e cartazes com palavras de ordem. Durante o protesto foram realizadas três paradas. A primeira em frente a residência do prefeito. Depois em frente a casa do secretário municipal de educação, e por último na calçada da secretaria de educação. Lá a presidente do sindicato fez uso da palavra e ao final os servidores colaram os cartazes na parade.

“Fiz várias ligações para o secretário municipal de educação Antônio Mariano da Mata na tentativa de conversar sobre o problema, mas não obtive resposta.Telefonei também para o prefeito mais foi em vão”, pontou Vilene de Sousa Batista.

Quem se manifestou através da rede social WhatsApp foi o secretário municipal de saúde Isnaldo Ribeiro (Dadu) que é filho do prefeito Israel da Mata.

Veja o que disse o secretário de saúde:

A título de informação

Os recursos do fundeb de dezembro soma 478.000 mil, até metade do mês de dezembro a secretaria tava tentando pagar o restante da folha de novembro. A folha de dezembro mais os décimos terceiro somam quase  600.00 mil estávamos aguardando a ajuda financeira do governo federal que estava previsto pra hoje, infelizmente ainda não veio. Estamos aguardando pra amanhã, se entrar vamos terminar de pagar a folha dezembro, quanto a os décimos terceiro vamos tentar pagar até dia 10 de fevereiro.

Infelizmente essa é a realidade da educação a prefeitura vem repassando o que pode pra assumir com as outras despensas da secretaria como INSS, transporte, combustível entre outros.

No ano de 2017 entrou no fundeb R$ 4.529.730

Divide esse valor por 13 mês meses que pagamos dezembro de 2016 vai da uma média de R$ 348.440 não paga nem o valor líquido das folhas.

 

Segundo a categoria de janeiro de 2017 a 28 de dezembro do mesmo ano somados juntos os valores do FUNDEB e FPM ultrapassa Um Milhão de Reais líquido o que entrou nos cofres da prefeitura dizem as lideranças do movimento.

Veja Planilha:

“Não podemos aceitar isso.  Se a situação não for resolvida vamos acionar a justiça logo após o recesso”, afirmou indignada a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Vilene de Sousa Batista.

Até o cadastro dessa matéria a reportagem do Portal Az não conseguiu entrar em contato com o secretário municipal de educação.

 

 

Fonte: Blog do JB

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais