18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Profissionais de saúde serão os primeiros vacinados, diz APPM

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeito Paulo César Rodrigues, aguarda o plano de logística de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para saber como ficará a destruição das vacinas Coronavac (contra a Covid-19) aos municípios.  Paulo César confirma apenas que os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde.

“A Sesapi fará a logística e encaminhará para cada regional. São 11 regionais em todo o Piauí. Chegando na região, cada município pegará a sua parte e providenciará aplicar no público-alvo”, diz.

Paulo César conta que está em constante contato com as equipes da Sesapi para a definição dos grupos de pessoas a serem vacinas. No entanto, o gestor já confirma que os primeiros a receberem as vacinas nos municípios serão os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

“Anualmente, há vários programas de vacinação. O município tem essa experiência: basta a vacina chegar.  Chegando ao município, o município providenciará a vacinação. Obviamente, as primeiras doses só serão suficientes para uma parte dos profissionais de saúde, que serão os primeiros a serem vacinados”.

Insumos

O presidente da APPM ressalta que a Sesapi começou a distribuir as seringas, agulhas e equipamentos de proteção individual para a calendário de vacinação, mas algumas cidades até a tarde desta segunda (18) não tinha recebido os insumos. “Nem todos os municípios receberam, mas deverão receber de hoje para amanhã”.

Medidas restritivas

A APPM estuda uma decisão harmônica entre os prefeitos para que os municípios adotem medidas restritivas até que toda a população seja vacinada. O prefeito Paulo César diz que a medida não é o fechamento completo das atividades econômicas, serão apenas ações pontuais para diminuir as aglomerações, principalmente em bares e festas.

“A população está ansiosa e esperançosa com a chegada da vacina. Queremos barrar um pouco essa contaminação (do coronavírus) para esperarmos pela vacina; paulatinamente a população será vacinada, mas até a população ser vacinada, vamos ter que restringir pouco mais para evitar a disseminação. Em razão disso, vamos entrar em contato com os prefeitos dos municípios para tomarmos uma medida harmônica com todos para evitar a disseminação e aguardar a vacinação”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais