25.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíDestaqueGeralMunicípios

Programa Água Doce gera renda em Betânia, Curral Novo e Acauã

A Parceria entre Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado e prefeituras municipais, vem mudando a realidade dos moradores do Semiárido com a execução do Programa Água Doce, que tem trabalhado com instalação do sistema de dessalinização, que irá beneficiar centenas de famílias, quanto através da geração de emprego e renda.

A Emater, como empresa contratante, seleciona através de um processo de licitação uma empresa que irá gerenciar os recursos. No projeto a empresa contratada se compromete em fazer os diagnósticos, testes de vazão e fica responsável também pela execução das obras. Neste sentido, eles selecionam a mão-de-obra entre as famílias que irão receber o sistema de dessalinização.

Os moradores que vão trabalhar nas obras recebem a cada 15 dias o salário correspondente ao trabalho realizado, tendo todos os direitos trabalhistas, inclusive, a carteira assinada.  Nas três obras iniciadas já foram empregadas 15 pessoas. Finalizando esta etapa serão iniciadas mais 22 obras, gerando mais de 100 empregos diretos com todas as garantias trabalhistas.  As obras estão sendo realizadas em Betânia do Piauí, onde estão sendo construídos três sistemas, com previsão de entrega para novembro.

De acordo com o coordenador do eixo sustentabilidade Alexandre Moura, a ação representa uma via de mão dupla para a comunidade, pois a renda gerada continua circulando entre os moradores. “A mão–de-obra para a construção é local e os contratados têm todos os direitos trabalhistas assegurados”, enfatiza Alexandre Moura.

Para seu Francisco, morador da comunidade Bairro dos Pereiros, município de Betânia do Piauí, este era um sonho antigo, o de construir um poço.  E este sonho foi realizado através de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Emater. “Fico muito feliz em poder estar trabalhando nesta obra, tenho ciência dos benefícios não só para mim. É como um sonho que realizo”, explicou Francisco.

Vale ressaltar que os operários contratados são oriundos das lavouras e que devido ao período de grande seca estão desempregados. Nesta etapa do Programa, a equipe prepara a construção de 25 sistemas nas comunidades de Campo Alegre do Fidalgo e Betânia do Piauí.  Os municípios de Curral Novo, Acauã, Pedro Laurentino, Vila Nova e Calderão Grande receberão as etapas seguintes, onde serão beneficiados com a construção de mais 42 sistemas de dessalinização, num total de 67 sistemas. Esta próxima ainda não foi licitada, pois a equipe aguarda para que as 25 obras sejam entregues.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais