21.1 C
Piauí
6 de junho de 2020
Cidades em Foco
Geral Oeiras

Programa Busca Ativa vai começar em 15 municípios do Piauí

Coronavírus - Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

Por determinação do governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto firmou parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para instaurar em 15 municípios do Piauí o Programa Busca Ativa. O objetivo é identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Estado. As equipes do Projeto Saúde da Família vão fazer o monitoramento da Covid-19.

Pela cooperação técnica, o rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar os pacientes positivados que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19. A partir daí, as equipes de saúde do Programa Busca Ativa vão fazer um acompanhamento destes pacientes contaminados.

De acordo com o presidente da APPM, Jonas Moura, o objetivo é cercar o vírus pra tentar diminuir a velocidade de contágio nessas cidades que vão contar com o Programa Busca Ativa. “É um trabalho importante pra que tenhamos dados reais sobre os casos da doença no Piauí e, a partir daí, possamos combatê-la”, afirma.

Segundo Florentino Neto, além das barreiras sanitárias e do Monitora Covid, o programa Busca Ativa vai ser uma arma a mais no combate à doença no Piauí. “ O objetivo do programa é colocar à disposição dos municípios EPIs, testes rápidos e alguns equipamentos básicos para que, em visitas domiciliares aos moradores, as equipes de saúde possam fazer a testagem das pessoas sintomáticas e daqueles com quem ele teve contato. Só assim, vamos poder trabalhar fortemente na prevenção e na contenção do nível de disseminação do novo coronavírus no Piauí”, enfatiza.

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais