33.2 C
Piauí
14 de maio de 2021
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência amplia atuação na Serra do Inácio

Iniciativa que visa a proteção dos direitos infanto-juvenis e fortalecimento da Rede de Proteção irá beneficiar crianças e adolescentes - Foto ascom
A Votorantim Energia, ampliou as atividades do Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) na região. Neste ano, além de Curral Novo do Piauí (PI) e Santa Filomena (PE), que participarão pela quarta vez, a iniciativa também será realizada junto ao município de Araripina (PE) e o distrito de Nascente. A ação, conduzida pelo Instituto Votorantim, visa contribuir para a segurança de crianças e adolescentes, além de fortalecer as políticas e programas de prevenção e atendimento da Rede de Proteção Social (RPS), no intuito de mitigar o risco de violência contra criança e adolescente em contexto de obras.
 
“Temos muito orgulho deste programa. É uma iniciativa que envolve organizações sociais, prefeituras, comunidades e a empresa para reforçar e conscientizar sobre a importância de ações educativas e preventivas em benefício das nossas crianças e adolescentes. Neste ano ampliamos a nossa atuação e contamos com o engajamento de todos para garantir novas perspectivas para as crianças e adolescentes”, acredita Alexsandro Cotta, gerente de sustentabilidade da Votorantim Energia.
 
Dentre as ações realizadas pelo VIA, está o projeto “Príncipes com Capas e Princesas com Asas”, que beneficiará 183 crianças e 139 adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Durante o ano, eles terão acesso a oficinas esportivas, culturais e aulas de cidadania. Além disso, os jovens também poderão participar de oficinas de desenvolvimento pessoal e social. Todo o projeto é acompanhado de perto pelos pais e responsáveis, que são convidados a participar de reuniões sobre a evolução de cada etapa.
 
Junto às Prefeituras de cada município, o VIA também disponibilizará capacitações para profissionais de educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Polícia Civil, motivando o debate de ações educativas e preventivas, além do atendimento adequado às ocorrências e mobilização da comunidade contra a violência sexual e a violação dos direitos de crianças e adolescentes.
 
Atuação durante a pandemia
 
Em 2020, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia, as atividades do programa continuaram de forma remota, garantindo a segurança dos mobilizadores e dos participantes. Por meio da campanha de conscientização “Família é Proteção! Violência Não!”, quase 8 mil pessoas foram impactadas de forma positiva por meio de cards online, vídeos e áudios em redes sociais. Durante a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil (de 18 a 22 de maio), o VIA apoiou várias ações de conscientização nos municípios (como a veiculação de carros de som com mensagens de conscientização) e auxiliou na sensibilização da sociedade em geral no combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
 
Os detalhes para as inscrições das atividades do VIA serão conduzidos e divulgados em parceria com as Prefeituras.
Fonte: Performa Comunicação

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais