19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralMunicípiosPaulistana

Projeto da deputada Liziê Coelho proíbe o TCE de multar prefeitos e gestores públicos

A Assembleia Legislativa do Piauí vai avaliar projeto de lei da deputada Liziê Coelho (PTB) que proíbe o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de multar prefeitos e gestores públicos, como vereadores, por atraso na entrega de documentos referentes a prestação de contas, sem que seja ouvida a defesa do réu.
Coelho ressalta que os ex-gestores do estado, inclusive vereadores e prefeitos reclamam dos altos valores são acumulados com o passar dos anos. “É comum o TCE multar automaticamente o prefeito que repassou o documento pela internet, mas que atrasou a entrega física em um dia, por exemplo,”, conta a deputada.
O artigo 1º do projeto prevê que as multas do TCE em razão do atraso só serão válidas após a instauração do processo administrativo e assegurada a ampla defesa e o contraditório do interessado, caso contrário, será considerada nulo de pleno direito. A proposta também reduz o valor das multas aplicadas em razão do descumprimento de prazos e as multas das remunerações. “Os gestores querem quitar os débitos, mas, em alguns casos superam a R$ 200 mil”, conta.
Há três semanas, o pleno do TCE reconheceu que estava exagerando nas multas e retirou delas de prefeitos, secretários e vereadores que haviam sido penalizados por atos considerados leves e que estavam causando muita insatisfação entre os gestores. Assim, o órgão reconheceu que eles eram desproporcionais às falhas cometidas e por isso, resolveu anulá-las.
A mudança de postura do TCE atendeu a uma reivindicação da Associação Piauiense de Municípios (APPM), que vem há vários meses provocando discussões sobre o assunto e esteve na Assembleia Legislativa, para conseguir o apoio da Casa.

Por: Robert Pedrosa – Jornal O DIA

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais