22.4 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
EntretenimentoGeral

Projeto em van leva a magia do cinema a comunidades do Piauí

O projeto Cinesolar estará no Piauí para três eventos a partir de amanhã (4).  O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

As projeções, gratuitas, serão realizadas no entorno de empreendimentos de geração de energia renovável da Enel Green Power Brasil, que patrocina o projeto no Piauí. Ao todo, serão realizadas três sessões de cinema: dia 4 de maio, sexta-feira, na Comunidade Quilombola Malhada (oficina de cinema das 14h às 17h e sessão de das 19h às 21h); no dia 5 na Comunidade Quilombola Saco Curtume (oficina de cinema das 9h30 às 12h30 e sessão de cinema das 19h às 21h). No domingo, 6 de maio, estará no Assentamento Marrecas, com sessão de cinema das 19h às 21h. A entrada para as sessões é franca.

O projeto faz parte das ações de sustentabilidade, meio ambiente e relacionamento da EGP com as comunidades próximas à planta. “É uma iniciativa inovadora e importante para que a nossa presença seja cada vez mais percebida como fonte de geração de valor para as pessoas”, ressalta Márcia Massotti, Diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil. “O Cinesolar é mais uma demonstração de como as fontes renováveis de energia podem impactar positivamente a vida das pessoas”, completa.

 “O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Nas três comunidades, durante as sessões de cinema acontecerá também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

A iniciativa contempla ainda a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), eventos fechados voltados a alunos de escolas da região. Nas Oficinas, que acontecem no período da tarde, além de participarem de uma introdução ao audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros curtas da programação.

As ações que integram o Cinesolar estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) n° 04 – Educação de Qualidade, através das oficinas ambientais nas escolas; ODS n° 07 – Energia acessível e limpa, já que nas exibições dos filmes será utilizada como fonte a energia solar; e ODS n°13 – Combate às alterações climáticas, pois as emissões de CO2 com o transporte da equipe do Cinesolar são compensadas com o plantio de árvores.

Sobre o Cinesolar

Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 500 sessões com a exibição de mais de 30 longas-metragens e 100 curtas metragens com a temática socioambiental em 260 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 60 mil km e ultrapassando 95 mil espectadores, além de 180 oficinas, com um total de cerca de cinco mil participantes. “Nesse período, foram economizados mais de 1.500.000 watts de energia elétrica, equivalentes a cerca de 4,3 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto.

O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema; da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; e, desde 2015, com a parceria da Ecooar. Todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

 Programação do Cinesolar no Piauí

Comunidade Quilombola Malhada

Dia: 4 de maio, sexta-feira

Oficinema (Oficina de Cinema):

Entrada: evento fechado para alunos da região

Horário: das 14h às 17h

Local: Colégio Jorge Rodrigues

Sessão de Cinema

Horário: das 19h às 21h

Filme: Kiriku – os Homens e as Mulheres Kiriku – os Homens e as Mulheres (2012, França, animação, livre, 88min)

Entrada: gratuita

Local: em frente à Escola Jorge Rodrigues

Sinopse do filme: veja no box abaixo

Comunidade Quilombola Saco Curtume

Dia: 5 de maio, sábado

Oficinema (Oficina de Cinema):

Entrada: evento fechado para alunos da região

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Sede do Curtume no Quilombo Saco Curtume

Sessão de Cinema

Horário: das 19h às 21h

Filme: Kiriku – os Homens e as Mulheres (2012, França, animação, livre, 88min)

Entrada: gratuita

Local: Parquinho da comunidade

(em caso de chuva será na Sede do Curtume)

Sinopse do filme: veja no box abaixo

Assentamento Marrecas

Dia: 6 de maio, domingo

Sessão de Cinema

Horário: das 19h às 21h

Filmes: seleção de curtas-metragens com temáticas voltadas à sustentabilidade e meio ambiente.

Entrada: gratuita

Local: Pracinha do Galpão do Assentamento

(em caso de chuva será no Galpão do Assentamento Marrecas)

Em todas as cidades, durante o evento acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias.

  • cinema1.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema2.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema3.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema4.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema5.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema6.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema7.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema8.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema9.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves
  • cinema10.jpgIsrael Barreto, Danilo Ramos, Tarsilla Alves

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais