23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíGeral

Projeto leva cursos e atendimentos gratuitos para comunidades carentes em Curral Novo do Piauí

O munícipio de Curral Novo Piauí está sediando as ações do Instituto Água Viva juntamente com o Projeto Resgatte no Sertão, que são desenvolvidas em parceria com a Prefeitura Municipal. O Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco e, está alicerçado em quatro pilares saúde, esporte, educação e geração de renda.

A missão do Instituto é apoiar a família sertaneja a se desenvolver de forma integral, proporcionando o acesso à informação e descoberta de potenciais de desenvolvimento social, econômico e educacional. Em Curral Novo do Piauí, o projeto tem levado cursos e atendimentos gratuitos para as comunidades rurais, abrangendo as famílias em vulnerabilidade social.

Nos dias 18 e 19 de janeiro foram desenvolvidas ações na comunidade Remanescentes de Quilombolas do Caititu, onde foram atendidas 47 pessoas e na comunidade Casa Nova com atendimentos à 20 pessoas. Nessas comunidades, foram realizados atendimentos odontológico e ofertado um curso de Lingerie para as mulheres, que receberam certificados.

Os atendimentos vão continuar no mês de fevereiro. Nos dias 01,02,03,04, serão atendidas as comunidades Vila Nova e Fazenda Nova 02. O Projeto Resgatte no Sertão, tem á frente o pastor Carlos Rocha, além das Missionárias Claudiana e Karen. Eles pertencem a Igreja Resgatte de Joinville, situada em Santa Catarina.

Segundo o pastor Carlos Rocha, estão no sertão desde janeiro de 2020, incialmente, na cidade de Paulistana e atualmente se mudaram para o município de Curral Novo do Piauí.

“A gente veio para Curral Novo para desenvolver projetos sociais, vamos ter uma igreja também, mas nosso foco maior é alcançar a população carente com escola de música, ballet, atendimento odontológico, escolinha de futebol, cursos e contra turno escolar com aula de reforço. E no munícipio, primeiro estamos iniciando com atendimento odontológico e curso de lingerie e depois teremos outros cursos”, explicou o pastor.

Ele ainda informou que o Projeto tem uma parceria com o Instituto Água Viva e a AMIS, que cuida de missionários no sertão, onde juntos desenvolvem esses trabalhos. “Não cobramos nada, todos os cursos são 100% gratuitos, promovidos através dessas parcerias e, a gente tem também a parceria com a Prefeitura, onde recebemos um apoio incondicional do prefeito Júnior de Abel e do secretário Erisvaldo, além das secretárias de Assistência Social Nalva e de Saúde Vanderlúcia. Fizemos atendimentos nas comunidades com a Joice e a Daniele, que são profissionais excelentes e agradecemos a todos pelo apoio”, concluiu.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 216d184b-b22c-4158-b51d-d646f83e8df1-1024x768.jpg

A senhora Josefa Carvalho, residente da comunidade Quilombola, falou sobre a satisfação em receber o atendimento. “É alegria, uma facilidade para a gente receber atendimento na porta de casa, sem precisar se deslocar a sede do município”, disse.

Veja fotos:

Fonte: Cidades na Net

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais