23.5 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralOeirasPaquetá do PiauíSão João do Piauí

Projeto oferece atendimento psicológico gratuito à população adulta e idosa do Piauí

Equipes da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciaram nessa quarta-feira (16), o funcionamento do projeto “Minutos Pela Vida”, que tem o objetivo de oferecer o serviço de atendimento psicológico gratuito à população adulta e idosa do Piauí.

A gerente de saúde mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, destaca que o serviço traz uma importante estratégia de prevenção ao adoecimento mental da população.

“Este é um serviço de atendimento gratuito que funcionará de segunda a sexta-feira nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h por meio de agendamento. Será um atendimento de qualidade buscando cuidar da saúde mental da nossa população, com escuta qualificada, intervenções diretivas e orientações sobre cuidado na Rede de Atenção Psicossocial”, explica a gerente.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que o serviço é muito importante neste momento de pandemia, uma vez que estudos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/2021) apontam que a pandemia de Covid-19 tem causado um efeito devastador sobre a saúde mental e bem-estar das populações das Américas.

“Ter um serviço de atendimento psicológico para a nossa população é essencial neste momento e pensando na importância desse ponto a vice-governadora nos deu esse dever. A Pesquisa aponta que mais de quatro em cada 10 brasileiros pesquisados apresentaram problemas de ansiedade. Os dados sugerem que “um terço das pessoas que sofreram com Covid-19, foram diagnosticadas com transtorno neurológico ou mental”, com previsão de que os efeitos mais importantes da Covid-19 a longo prazo sejam também na saúde mental”, apontou o secretário.

De acordo com a Sesapi, tanto o agendamento quanto o atendimento com o profissional qualificado serão realizados através do telefone 0800 280 2882. A pessoa interessada já pode procurar o serviço.

Fonte: Da Redação  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais