18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Projeto que permite privatização da Eletrobras PI é aprovado na Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (11), a Medida Provisória que facilita a privatização da Eletrobras Piauí, assim como de empresas de distribuição de energia elétrica de outros Estados.

De acordo com a proposta de conversão, a sua aprovação vai permitir a venda de distribuidoras de energia elétrica assumidas pela Eletrobras na década de 1990. A MP permite à União transferir o controle acionário dessas empresas por 30 anos ao vencedor do leilão.

Em julho deste ano, a antiga Cepisa deixou de ser uma concessionária da Eletrobras, e passou a ser administrada pelo governo federal, pois o contrato venceu e a União decidiu pela não renovação. O governo decidiu, assim, que a Eletrobras deveria seria leiloada. Agora, com a aprovação da MP, a realidade da privatização, de fato, pode estar mais perto de acontecer.

Além da antiga Cepisa, a medida também atinge a Companhia Energética de Alagoas (Ceal), a Centrais Elétricas de Rondônia S.A. (Ceron) e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). Mais recentemente, em 2012, a Celg foi outra empresa federalizada.

A MP 735/16, que modifica vários pontos da legislação do setor elétrico. Segundo seu texto, ela facilita a desestatização de distribuidoras de energia sob controle da Eletrobras, transfere ao consumidor final o custo extra da energia de Itaipu comprada do Paraguai e limita o subsídio federal para pagar o combustível usado na geração de energia para a Região Norte.

O projeto de lei de conversão aprovado é do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) e ainda será analisado ainda pelo Senado.

 

 (Com informações da Agência Câmara)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais