28 C
Piauí
19 de maio de 2019
Cidades em Foco
Geral Piauí

Promotor pede bloqueio de contas do Governo para reparos em barragem no Piauí

O promotor de Justiça de José de Freitas (PI), Flávio Teixeira de Abreu Júnior, pediu que a Justiça conceda liminar bloqueando as contas do Governo do Estado. A intenção é garantir recursos para a reforma da Barragem do Bezerro, que correu risco de rompimento no início do ano.

Flávio Teixeira Júnior alega a proximidade com o período chuvoso e que apenas ações emergenciais foram feitas no reservatório. “Ao que se sabe a parede continua do mesmo jeito. Sequer o trânsito de veículos foi interrompido. Já surgiram buracos na estrutura da parede. E nós tivemos que fazer outro pedido para o juiz, para que o juiz mandasse de uma vez por todas o Estado tomar as providências devidas”.

Na parede do reservatório, há um reforço feito com cimento ensacado onde houve o risco de rompimento em abril deste ano. No mesmo trecho, na parte de cima da parede, por onde veículos continuam a trafegar normalmente, está um dos buracos citados pelo promotor.

O bloqueio solicitado tem valor específico justificado pelo promotor. “Nós pedimos o bloqueio porque o Estado apresentou no processo o projeto orçado em 16 milhões de reais para recuperar a barragem. E nós pedimos o bloqueio desses R$ 16 milhões para garantir o recurso, porque eles pediram para o Ministério da Integração, mas e se o Ministério da Integração não fizer isso, não ceder o dinheiro? É o Estado que tem que se responsabilizar”, explicou.

“Foi o Estado que manteve, desde 1994, a barragem sem qualquer manutenção, sem qualquer inspeção. Nós pedimos o bloqueio e está na mesa do juiz para ele decidir, pelo menos para tomar uma medida emergencial”, acrescentou o promotor.

Enquanto isso, proprietários de barracas reclamam que o volume de água abaixo do normal no reservatório reduziu a presença de turistas no local. Em abril, quando se chegou a sua capacidade máxima da barragem, foi necessário usar tratores para ampliar o sangradouro e aumentar sua vazão, para que a pressão na parede fosse reduzida.

Idepi faz licitação

O Diretor Geral do Idepi, Geraldo Magela, afirmou que está ciente de todos os problemas relacionados à Barragem do Bezerro e que a parede do local está em constante avaliação desde a ameaça de rompimento no início deste ano. Segundo ele, já está acontecendo a licitação para a realização das obras que devem começar antes do final do ano.

“Nós estamos cientes do problema e a licitação já está em andamento. Acreditamos que em dezembro a obra já aconteça para evitar qualquer problema na barragem”, afirmou o diretor.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

PMDB pagou hotel 4 estrelas para pai de santo que recepcionou Temer em Brasília

Junior Oliveira

Sobe para 48 os municípios em situação de emergência por seca no Piauí. Veja quais!

Junior Oliveira

Veja fotos do show de Mano Walter no aniversário de 22 anos de Wall Ferraz do Piauí

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais