23.5 C
Piauí
17 de abril de 2021
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco Saúde

Psicólogo alerta como identificar sinais de depressão e ansiedade

A ansiedade e a depressão podem levar à incapacidade de realizar tarefas cotidianas, diz psiquiatra — Foto: Reprodução/RPC

O psicólogo Danilo Camuri fez um alerta de como identificar os sintomas de depressão e ansiedade. Ele pondera que os sentimentos de medo e angústia são normais devido à pandemia, desde que não interfiram no dia a dia a ponto de impedir a prática de atividades consideradas, anteriormente, prazerosas.

“Primeiro, precisamos entender que está tudo bem, termos medo, angústia e receios nessa nova onda da pandemia. Nosso cérebro gosta de organização e de uma previsibilidade dos acontecimentos. Infelizmente, o que temos visto é mais casos, pessoas vindo a falecer e isso ativa nosso sistema de alerta, de perigo, nos provoca reações desproporcionais”, disse Camuri.

Ele alerta quando o sentimento de medo ultrapassa o limite da normalidade.

“A ideia é: ter medo, tudo bem! agora quando a gente pensa no processo de catastrofização, quando o nosso pensamento fica em uma perspectiva muito pessimista, achando que vamos adoecer, que algum parente vai adoecer e falecer. Outras vezes, quando temos tristeza  sem motivo aparente, choro fácil, apetite alterado, sono alterado, redução do prazer de fazer atividades que gostavam, isolamento social”, cita o psicólogo.

Danilo Camuri pontua que o momento é dificil, mas deve-se manter o pensamento positivo.

“É um momento difícil, mas que ultrapassaremos isso, com toda a certeza. A Saúde vem avançando como um todo pra nos trazer boas perspectivas no meio da pandemia”, diz o psicólogo.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais