34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Quase 90% das vítimas de homicídio no Piauí são negras, aponta Atlas da Violência

Quase 90% das vítimas de homicídio no Piauí são negras, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O dado foi divulgado nessa quarta-feira (5) no Atlas da Violência e revela que dos 626 homicídios registrados no estado em 2017, 549 foram de negros, representando 87% das vítimas. No Brasil, a média é de 80%.

O levantamento também aponta que 75% das mulheres vítimas de homicídio no Piauí são negras. Isso porque dos 52 feminicídios registrados no estado em 2017, 39 foram de mulheres negras. Em nível nacional, o Piauí é o quarto com menor taxa de feminicídios, abaixo de São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina.

De forma geral, o Piauí é o 21º do país em número de homicídios e a taxa, calculada por 100 mil habitantes, é 19,4. Menor que a taxa de homicídios de negros no estado, que é de 21,5. Ainda assim, o número representa a terceira menor taxa de homicídios de negros do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Paraná.

Menos jovens mortos

Ainda segundo o Atlas da Violência, o Piauí é o terceiro estado com menor taxa de homicídios entre jovens do país e o segundo com diminuição mais expressiva no assassinato de jovens do Brasil, atrás do Distrito Federal e na frente do Paraná.

Quanto aos homicídios de homens jovens, o Piauí foi o terceiro estado com maior redução na taxa. Em 2017 foram registrados 313 homicídios, no ano anterior foram 367.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais