24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeral

Quase metade dos bares e restaurantes do Piauí só conseguirá se manter até abril, diz pesquisa

Bares e restaurantes reabrem no Piauí após quase cinco meses fechados - Foto: Cidades em Foco

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI) apontou que, devido às medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, 44,2% dos bares e restaurantes só conseguirão manter os negócios por mais um mês.

O estado vive, no momento, a volta do crescimento de casos, a alta na mortalidade da doença e o risco de colapso na saúde.

Diante do cenário, autoridades da saúde recomendam medidas mais rígidas para garantir o isolamento social, na tentativa de frear a contaminação.

Os dados foram levantados entre os dias 5 a 8 de março, com empresas do setor de alimentação fora do lar. De acordo com o levantamento, desde março de 2020, o setor já registrou já mais de 3 mil demissões.

A pesquisa revela ainda que houve uma queda de 30% a 60% no faturamento de 39,5% das empresas desde janeiro de 2021.

O presidente da Abrasel-PI, Eduardo Rufino, afirmou que a pesquisa foi feita para ter dados concretos da situação dos associados e, assim, poder cobrar das autoridades medidas para reverter a situação do setor no estado.

“Olhando o impacto sobre o setor, percebemos que a pandemia não atingiu apenas os empresários, mas também os trabalhadores. Foram mais de 3 mil demissões”, comentou Eduardo Rufino.

Ainda segundo a Abrasel-PI, o setor de alimentação fora do lar tem sido bastante atingido com as restrições devido à pandemia e que só a vacinação e uma fiscalização eficaz das medidas sanitárias poderão reverter o quadro.

Auxílio emergencial

Para tentar minimizar os impactos econômicos das restrições, o Governo do Piauí lançou um pacote de medidas, dentre eles um auxílio financeiro de R$ 1 mil para trabalhadores de bares, restaurantes e eventos.

“Em função dessa segunda onda da pandemia da Covid-19, o governo do estado estabeleceu um conjunto de medidas econômicas para reduzir os efeitos gerados por essa crise sanitária”, disse o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.

O governo não informou a partir de quando e como os interessados poderão solicitar o auxílio. Os detalhes deverão ser anunciados em breve.

Medidas restritivas

Entrou em vigor na segunda-feira (15) o decreto publicado pelo Governo do Piauí que dispõe sobre medidas mais restritivas que seguem até o dia 21 de março com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Toque de recolher

De 15 a 21 de março está proibida, a partir das 21h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

Medidas do dia 15 a 17 de março

De acordo com o decreto, a partir segunda-feira (15) até quarta-feira (17) o comércio poderá funcionar até as 17h e os shoppings centers no horário de 12h a 20h.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 20h.

Também fica proibida a realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração em estabelecimentos ou no entorno.

Medidas do dia 17 a 21 de março

A partir das 21h do dia 17 de março até às 24h do dia 21 de março, serão aplicadas medidas ainda mais restritivas, com o funcionamento apenas das atividades que são consideradas essenciais.

Fonte: Naftaly Nascimento, estagiária sob a supervisão de Maria Romero / G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais