23.5 C
Piauí
18 de abril de 2021
Cidades em Foco
Caridade do Piauí Geral Santo Inácio Simões

Quatro municípios do interior do Piauí devem ter candidato único a prefeito

A cidade de Caridade do Piauí, no sertão do Estado (Foto: Reprodução/Facebook)

O Piauí deve ter candidatos únicos a prefeito em quatro dos 224 municípios. Um deles é Caridade do Piauí, situado a 458 km de Teresina. Lá, o atual prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade (PSD), não terá adversários na disputa da reeleição.

Toninho se elegeu prefeito em 2016 e ao longo do mandato conseguiu a adesão de vários políticos que foram oponentes dele na eleição. Além disso, o prefeito afirma que sua gestão tem 86% de aprovação, fato que ajudou a inibir o ímpeto dos poucos opositores de irem pra disputa.

Desde 2018, Toninho tem o apoio de todos os nove vereadores do município, não restando nenhum parlamentar na oposição. O candidato que perdeu para ele em 2016 não aderiu à situação, mas parte considerável do grupo mudou de lado e agora está com Toninho.

O prefeito Toninho de Caridade (PSD) será candidato único (Foto: Reprodução/Facebook)O prefeito Toninho de Caridade (PSD) será candidato único (Foto: Reprodução/Facebook)

Em entrevista ao Política Dinâmica, o gestor afirmou que o êxito na articulação política se deve também ao fato de sua gestão ter sido tocada sem divisão política.

“[Atribuo] ao trabalho desenvolvido durante esses quatro anos de mandato. Muita dedicação e trabalhamos de forma igualitária, sem divisão político-partidária. Estamos com aprovação de 86%”, afirmou o prefeito.

SITUAÇÃO É A MESMA EM OUTRAS CIDADES

Além de Caridade, outros três municípios do Piauí também devem ter candidaturas únicas para prefeito. São eles: Jurema, Santo Inácio do Piauí e Simões. Nessas cidades, apenas um candidato teve o nome homologado em convenção, cujo prazo para realização se encerrou no dia 16.

Em Jurema, a 580 km de Teresina, o atual prefeito Elder Rocha (PT) tem direito à reeleição, mas declarou apoio à ex-adversária que ele derrotou em 2016. Com isso, a advogada Kaylanne Oliveira (MDB) terá caminho livre para a vitória em 15 de novembro. Ela perdeu as duas últimas eleições para prefeito, incluindo a última para Elder, hoje seu aliado.

Prefeito Elder (de vermelho) vai apoiar Kaylanne (de verde) (Foto: Reprodução/Convenção)Prefeito Elder (de vermelho) vai apoiar Kaylanne (de verde) (Foto: Reprodução/Convenção)

“É algo que vai ficar para a história do nosso município. Ao invés de fazer uma briga na qual todos sairiam perdendo, principalmente o município, estamos unindo nossas forças para fazer Jurema cada dia melhor”, disse o prefeito ao lado de Kaylanne durante a convenção.

Em Santo Inácio do Piauí, a 382 km de Teresina, o prefeito Tairo Mesquita (Republicanos) foi único a realizar convenção e apresentar candidatura a prefeito. Tairo é vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e vai para a reeleição sem adversários. Em 2016, ele foi eleito com ampla maioria, chegando a quase 70% dos votos válidos.

Tairo Mesquita, prefeito de Santo Inácio do Piauí (Foto: Reprodução/Facebook)Tairo Mesquita, prefeito de Santo Inácio do Piauí (Foto: Reprodução/Facebook)

O outro caso de candidatura única deverá ser em Simões, município distante 450 km de Teresina. Lá, o atual prefeito José Ulisses (Progressistas) vai para a reeleição sem se preocupar com adversários. Apenas ele homologou candidatura para prefeito em convenção partidária.

Fonte: Política Dinamica

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais