27.8 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Quatro são presos acusados de fraudar cartão do INSS e darem golpes em empréstimos

Uma quadrilha acusada de estelionato foi presa no início da tarde desta terça-feira, 23, em Teresina e União. O grupo agia falsificando documentos para a realização de empréstimos através de um escritório de fachada. Os prejuízos ainda estão sendo calculados pela polícia, que seguirá com as investigações.

A quadrilha estava sendo monitorada há vários meses por uma equipe do serviço de inteligência da Polícia Militar. Em uma ação conjunta com os militares do 5º e 8º BPM, três homens e uma mulher, entre eles pai e filho, foram presos e vários documentos, células de identidade em branco, cartões de banco, computadores, senhas e cartões do INSS, bem como uma moto e dois veículos foram apreendidos.

Dois dos acusados foram presos em um apartamento no bairro Dirceu e outros dois em um escritório na cidade de União, onde a polícia acredita que funcionava a sede do bando.

Os acusados foram identificados como Francisco Paulo Ribeiro, o filho Rodrigo Ribeiro, além de Paulo Reis e Viviane Lopes. De acordo com o major Gilvan, do 8º BPM, o grupo agida de forma organizada abordando idosos e oferecendo empréstimos. Em posse dos documentos, realizavam empréstimos em valores altos e repassavam somente uma parte para a vítima. “Eles assediavam e estimulavam os idosos. Quando morria alguém, pegava os dados da pessoa e faziam os contratos de empréstimos”, relata.

A polícia acredita que há mais gente envolvida e que o grupo aplicava os golpes em diversas cidades do Piauí e do Maranhão. “Já sabemos que agiram em Palmeirais, Gonçalves Dias, União… Mas sabemos que tem mais cidades”, destaca o major.

Um dos envolvidos, Francisco Paulo, já responde a processo criminal devido o envolvimento em um assalto a uma agência dos Correios na cidade maranhense de Buriti Bravo. Condenado, o mesmo utilizava uma tornozeleira eletrônica e a retirou. Com isso passou a ser um foragido da justiça. Outro envolvido, Paulo Reis, tinha um mandado de prisão em aberto por roubo.

Somente em um extrato bancário, foram encontradas transações acima de R$ 11 mil com os empréstimos. Os valores da movimentação de dinheiro levantado pelo bando ainda está sendo apurado pela polícia.

 

Fonte: Diego Iglesias / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais