33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Rafael Fonteles afirma que congelar ICMS é gesto para colocar Petrobrás na mesa de negociação

Secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles -Foto: Roberta Aline

O secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles (PT), presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), afirmou nesta quinta-feira (28), que a iniciativa dos governadores que pretendem congelar o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por três meses, é uma forma de provocar a direção da Petrobás a negociar com o grupo.

Os governadores têm articulado segurar o preço dos combustíveis como uma “medida emergencial” e defendem como solução definitiva um Fundo de Equalização nos 27 estados brasileiros. Para viabilizar a iniciativa o grupo solicitou o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e querem também interlocução com representantes da Petrobrás.

“Poderia ser um gesto para mostrar para a sociedade que o ICMS não tem nada a ver com a volatilidade. Congelando ou não o ICMS a volatilidade vai continuar, e [mostrar também] que se continuar subindo, como é o previsto assim como o preço barril de petróleo no mercado internacional continuará tendo os aumentos”, explicou.

Para o secretário, a responsabilidade pelo preço da gasolina, que ultrapassou o valor de R$ 7 no estado, é responsabilidade da política de preços da Petrobrás, que hoje se baseia no mercado internacional.

“Vai ficar de forma mais inequívoca [muito clara] ainda que a questão do aumento dos preços dos combustíveis é culpa exclusivamente da política de preços da Petrobrás, que por sua vez, é dirigida pelo governo federal. Portanto, é um gesto para colocar a Petrobrás na mesa de negociação e que ela assuma sua responsabilidade junto com o governo federal”, frisou.

Rafael Fonteles ainda explicou que a proposta de congelamento do ICMS deverá ser aprovada por unanimidade entre os 27 governadores estaduais. A reunião no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ocorrerá na sexta-feira (29).

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais