24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Rafael Fonteles reúne secretários para alinhar metas do primeiro ano de gestão no Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

O governador Rafael Fonteles (PT) reúne todo o secretariado na manhã desta quinta-feira (12) para repassar diretrizes e metas que deverão ser alcançadas pela equipe no primeiro ano de gestão. O encontro acontece no Palácio da Cultura, no Centro de Teresina contando  com a presença do governador, do vice, Themistocles Filho (MDB), e dos secretários.

O Cidadeverde.com apurou que entre as metas estipuladas pelo governador está a conclusão da montagem das equipes de cada secretaria, o que deve ocorrer até o dia 30 de janeiro. O governador pediu na montagem uma equipe com perfil técnico, mas olhar aguçado para a política.

Em entrevista, Rafael Fonteles afirmou que que dará tratamento isonômico a todas as pastas. Algumas áreas, no entanto, terão uma atenção maior, a exemplo da Segurança, onde colocou um nome de sua cota pessoal, o secretário Chico Lucas. O petista quer resultados rápidos no que diz respeito ao combate de facções.

O governador tem também metas claras para as outras secretarias: descentralização dos serviços de saúde, geração de 80 mil empregos, com foco no microempreendedor e atração de investimentos, alcançar a primeira posição nos indicadores de Educação.

“Hoje é a primeira reunião de trabalho, onde vamos passar diretrizes mais específicas sobre a metodologia mais específica que vamos, as condições que vamos disponibilizar para que cada secretário possa realizar essas metas. É uma reunião importante para dar o pontapé inicial na gestão. Claro que ainda teremos algumas semanas dedicadas a formação de cada equipe. Costumo dizer que a formação da equipe é o passo principal para ter sucesso na gestão”, declarou Rafael Fonteles.

Segundo o secretário de Governo, Marcelo Nolleto,  Rafael Fonteles tem enfatizado a importância da comunicação entre o secretariado. O diálogo deve ser constante no eixo Karnak-secretarias.  “Será a primeira reunião envolvendo todos os secretários para que o governador passe as suas impressões, diretrizes. Também terá essa oportunidade de interlocução do governo com o próprio governo”, explicou  Marcelo Nolleto.

O secretário de Administração Samuel Nascimento pontuou que trabalhará alinhado com o planejamento. Ele tem reunindo-se com outros gestores para alinhar demandas de novas licitações e projetos para o governo. O foco, segundo ele, é o cumprimento do plano de governo.

“O governador está sempre atento ao plano de governo. Agora, é ouvir do governador, dos secretários e autarquias, fundações públicas”, destacou.

Conforme o secretário de Planejamento Washington Bonfim (PSB), a reunião será dividida em dois momentos: em um primeiro a palavra fica com Rafael Fonteles e, em seguida, a palavra será facultada a alguns secretários que vão discorrer sobre a área meio do governo.

“A ideia é que o governador repasse diretrizes gerais em uma parte da reunião e em outra, secretários como eu, governo, PGM, comunicação deem diretrizes de como será a área meio nesses primeiros dias da gestão”, disse.

O secretário de Saúde Antônio Luiz disse que principalmente missão que terá na área da saúde será a melhora do atendimento ao público. Para isso, o secretário mira em uma série de novas inaugurações que estão programas para este primeiro semestre.

O plano governo prevê a inauguração de três novas maternidades, uma em Picos, Floriano e em Bom Jesus.  “Tem a nova maternidade que temos que inaugurar até maio a nova maternidade e o hospital de Picos, temos que melhorar a regulação para diminuir filas, temos que Descentralizar alguns serviços no interior para desafogar o HGV e abrir novas cirurgias, como a cardíaca”, declarou.

Na Segurança, Chico Lucas disse que o objetivo será objetivo será o combate às facções em Parnaíba, Piripiri e Teresina. Serão três eixos: gestão, operacional e social. Houve inclusive a criação de nova diretoria de Defesa Social.

“Vamos combater, sim, as facções, por meio das inteligência da polícia e das delegacias específicas que serão criadas para isso. Enquanto não tem estamos criando esforços concentrados. Já mandamos para Piripiri e União. Onde percebermos aumento de mortes violentas vamos enviar reforço”, declarou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais